Largo do Toural será palco dos grandes eventos de verão em Guimarães
As actuações de Fernando Daniel e de Zé Amaro estão confirmadas para a edição das Festas da Cidade e Gualterianas, cuja edição de 2024 vai decorrer de 26 de julho a 5 de agosto.
O palco principal do evento será colocado no Largo do Toural, o mesmo espaço vai receber em setembro, no dia 21, os The Gift no espectáculo comemorativo do primeiro aniversário da Zona de Couros com o título de Património Mundial.
As revelações foram feitas ontem na conferência de imprensa de apresentação do amplo programa "O verão em Guimarães", projecto que congrega os principais eventos culturais, numa parceria entre o Município e um conjunto alargado de instituições, num esforço para potenciar as sinergias de todo o território concelhio durante o próximo período estival.
"Um grande verão, um verão como não há memória em Guimarães", frisou o vereador da cultura Paulo Lopes Silva, no encontro com os jornalistas, realizado no salão nobre do Município, ao fazer questão de agradecer a colaboração com as diferentes entidades.
"É um programa que pela qualidade, pela diversidade, pelos públicos a que se destina, demonstra a grande ambição coletiva em que todos queremos potenciar Guimarães", continuou, acrescentando: "a programação de uma cidade e de um território não diz respeito apenas à Câmara e às suas cooperativas municipais, diz respeito a todos os agentes culturais que promovem a cultura no território".
Nesse contexto, Paulo Lopes Silva salientou a dualidade existente entre a animação no centro da Cidade e o incentivo à descentralização para as vilas e freguesias. A título de exemplo, realçou o concerto especial de Sofia Escobar com a Orquestra de Guimarães no primeiro fim de semana de setembro, numa iniciativa promovida pela Irmandade da Penha, e as comemorações da atribuição do título de Património Mundial à zona de Couros, com um programa de 19 a 21 de setembro, que incluirá "experiências para grande público 3D e imersivas de interpretação daquela área e um grande concerto no Largo do Toural, com a atuação dos The Gift.
"É um plano geral da programação cultural em Guimarães para os meses de junho, Julho, Agosto e Setembro, no centro da cidade nas suas vilas e freguesias", apontou Paulo Lopes Silva, ao observar que o programa das Festas Gualterianas ainda não está fechado e contará ainda com a actuação de outro nome sonante do panorama artístico.
No conjunto dos eventos previstos para o verão, o Presidente da Câmara assumiu que o programa das festividades em honra de São Gualter tem de afirmar o valor de Guimarães e das suas gentes, assim como as comemorações do 24 de junho de 1128. "Este projecto procura estimular a articulação e a convergência entre as diversas associações e entidades culturais", comentou, desafiando as instituições a colaborar activamente para o reforço criativo, de participação e de dinamização de alguns números das Festas da Cidade e Gualterianas. "Apresentem as vossas ideias, os vossos projectos para enriquecer e valorizar ainda mais a Marcha Gualteriana", apontou Domingos Bragança, insistindo que o Município está disponível para o esforço financeiro "para dar uma imensa força às Festas que enchem o peito pelo seu esplendor e grandiosidade todos os vimaranenses. "Estamos a tempo de criativamente acrescentar, criar camadas novas num evento com tanta tradição", advertiu o Edil, mostrando disponibilidade para que "o caminho da sustentabilidade ambiental seja também um exemplo, servindo os dias de festa para ensaiar a pedonalização na área central da Cidade".
Três dezenas de eventos
em quatro meses
O programa "O Verão em Guimarães" já está a decorrer, incluindo as Festas de São Pedro na vila das Taipas (de 28 de junho a 1 de julho), com um programa que concilia eventos como as Associações em Festa e a Feira da Cerveja e da Francesinha. O cartaz conta com o espectáculo "Som da Frente e Tributo a Xutos e Pontapés" (dia 28), Olavo Bilac (dia 29), a Banca Musical das Taipas e a Banca Musical de Tangil, Monção (dia 30) e Quim Barreiros (dia 1).
No dia 29 deste mês, há Sunset Praça, Festival de Música Electrónica, com palco no Largo do Toural, numa organização conjunta do Município com a Associação Vimaranense de Hotelaria.
O palco do Excentricidade vai percorrer diferentes localidades: na próxima sexta-feira será no Museu da cultura Castreja, em Briteiros, seguindo-se no dia 21 deste mês e 5 de julho nos Banhos Velhos, na vila das Taipas; continuando no parque de lazer de Brito, com o Festival Vivências (6 de Julho); na vila de São Torcato (11 de Julho); no Rock in Barco, na praia fluvial de Barco (11 de Julho); Ronfe (dia 20); Guardizela (dia 27); e Prazins Santa Eufémia (28 de julho).
A nona edição do Festival Guimarães Allegro (10 a 14 de julho), a 28ª edição da Feira da Terra (11 a 14 de Julho), o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous (de 17 a 20 de julho) são outros eventos previstos.
Para além das Festas Gualterianas cujo cartaz ainda está em aberto, de referir ainda o Festival L' Agosto (de 26 a 28 de julho), o Rock in Rio Febras (27 de Julho), tendo como cartaz The Subways, Imploding Stars, Zebra Libra, Sala 7 e Mustang, em Briteiros São Salvador,
As "Canções e os Filmes" regressam no dia 31 de Julho ao Largo Condessa do Juncal.
Está ainda incluído "O Museu à Noite" nos meses de Julho e Agosto, no Museu de Alberto Sampaio, com a abertura daquele espaço entre as 18h00 e as 24h00, diariamente.
No mês de agosto, o projecto agrega o Fest'In Folk Corredoura (de 5 a 11), o Festival Guimarães Clássico (de 10 a 17), a Festa da Padroeira de Guimarães (14 e 15), o Vai m' a Banda (dia 31), o Verão é na Penha (todos os domingos do mês de agosto), o Cinema em Noites de Verão.
Em setembro, no dia 6, destaque para a Festa da Juventude, no Parque do Lago, em São Torcato, e a Bienal de Arte Têxtil Contemporânea - Contextile (de 7 a 15). Nesse mês, as comemorações da Zona de Couros, Património Mundial, nos dias 19 a 21, com iniciativas em várias áreas performativas vão ligar toda a área classificada pela UNESCO, fechando o programa com o "Guimarães entre Palcos", no dia 28, com um festival de rua em vários palcos nas praças, largos e ruas de Guimarães.
Marcações: Festas da Cidade e Gualterianas, o verão em Guimarães