VÍDEO: Centenário do CNE em Guimarães: Escuteiros são "força motriz que serve o bem da comunidade"

images/2024/cne8.jpeg

O Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, destacou "os laços de amizade e de entreajuda" que o movimento escutista fomenta e que "inspira os jovens a descobrir o seu potencial".
O governante interveio na comemoração do centenário do Núcleo de Guimarães e Vizela, do Corpo Nacional de Escutas, numa cerimónia realizada este sábado durante a tarde, no Multiusos de Guimarães, numa festa em que cerca de quatro centenas de escuteiros de diferentes agrupamentos fizeram a sua promessa solene.

Na sua intervenção, Rui Armindo Freitas lembrou "aqueles que deixaram impactos duradouros, assim como vivências simples que se tornaram momentos inesquecíveis que ficam e resistem ao tempo", considerando que "ao celebrar o passado renova-se o entusiasmo e a determinação para os próximos 100 anos". "A liderança começa pelo exemplo", afirmou, considerando que os escuteiros são em Guimarães "uma força motriz que serve o bem da nossa comunidade e que inspira os jovens a descobrirem o seu potencial".

images/2024/cne11.jpeg
No mesmo sentido, o Presidente da Câmara de Guimarães saudou todos aqueles que se dedicam à causa do escutismo, dinamizando "no passado e no presente" as actividades sociais e culturais das freguesias. Domingos Bragança acentuou o valor da defesa do ambiente como sendo uma marca que tem acompanhado a vivência dos escuteiros "nas suas acções e nos seus acampamentos".
O compromisso assumido há 100 anos renova-se com a festa do centenário, assegurou o chefe do Núcleo de Guimarães do CNE. Alexandre Novais salientou a importância dos valores do escutismo na formação integral dos jovens, mostrando-se reconhecido na missão de agradecer o passado, honrar o presente e sonhar o futuro.

Se há 100 anos, no dia 18 de Maio de 1924, foram quase 70 escuteiros que se comprometeram para a vida com o movimento escutista, fazendo de Guimarães uma terra fértil de acolhimento para a implantação do escutismo católico, o compromisso de união renovou-se com uma celebração em que o movimento exaltou os valores da educação para a paz, através de um espírito de compreensão e solidariedade, despertando nos jovens o respeito pela interculturalidade, tornando-os verdadeiros cidadãos do mundo.

Além da promessa solene, o centenário foi assinalado com uma eucaristia e a actuação do DJ Padre Guilherme, numa cerimónia em que além do Secretário de Estado Adjunto da Presidência e do Presidente da Câmara, participaram os deputados vimaranenses na Assembleia da República Ricardo Araújo e Ricardo Costa, vários autarcas e representantes de diferentes instituições da Arquidiocese de Braga e do concelho de Guimarães.

Marcações: CNE de Guimarães

Imprimir Email