Museu acolhe entrega do Prémio de História Alberto Sampaio

O Prémio de História Alberto Sampaio 2023 vai ser entregue no Museu vimaranense que tem o nome desta importante personalidade do século XIX ligada à investigação histórica. A cerimónia está marcada para o dia 1 de Dezembro, às 15h30.

O vencedor da edição deste ano é Gonçalo Maia Marques pelo trabalho intitulado «Do vinho de Deus ao vinho dos Homens: o vinho, os mosteiros e o Entre Douro e Minho», um trabalho que analisa o impulso da cultura da vinha por parte das casas monásticas e que, segundo o júri, se sustenta “numa vasta e variada investigação” realizada em diversos arquivos do Norte do país (Braga, Viana e Porto) de Coimbra (AUC) e de Lisboa (ANTT). A obra, agora premiada, será posteriormente publicada na Revista de Guimarães.
Com direcção científica da Academia das Ciências de Lisboa, o prémio foi instituído em 1995 pelos Municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão, aos quais se juntou, entretanto, Braga, e pela Sociedade Martins Sarmento, instituição responsável pela administração do galardão.
O objectivo é “homenagear e a manter viva a pessoa e a obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica”.

De acordo com a rotatividade prevista no Regulamento do Prémio, este ano a entrega tem lugar em Guimarães, no Museu Alberto Sampaio, no feriado de 1 de Dezembro, data em que se assinala a morte do historiador.
A cerimónia de entrada do Prémio Alberto Sampaio realiza-se na Sala de Conferências do Museu. A entrada é livre, mas limitada à lotação do espaço.


Marcações: prémio, Alberto Sampaio

Imprimir Email