A Oficina iniciou recrutamento de formadores para projecto «Mais Três»

images/mais_tres.jpg

A cooperativa A Oficina iniciou o recrutamento de Técnicos/as de Práticas Pedagógicas para o próximo ano letivo 2023-2024.

As candidaturas já abroram e encerram às 23h59 do próximo dia 16 de julho, podendo ser realizadas através do formulário online disponível em www.aoficina.pt.

"O ‘Mais Três’ é um programa de aprendizagem na área das Artes Performativas e das Artes Visuais que abrange as escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico e os Jardins de Infância do concelho de Guimarães (num total de 59 escolas em 14 Agrupamentos), através de Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF, dos 3 aos 5 anos), Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC, dos 6 aos 10 anos) e Componente de Apoio à Família (CAF, dos 6 aos 10 anos)", referiu A Oficina em comunicado.

Trata-se de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e A Oficina, que estabeleceram como prioridade a integração das Artes Performativas e das Artes Visuais nas escolas do Município.
Para além da promoção de uma educação integral, este trabalho tem vindo a contribuir, num esforço de equidade em todo o concelho, para o reconhecimento e a valorização da Educação Artística como uma área de conhecimento.

"E desta forma, para o ano lectivo 2023-2024 o programa 'Mais Três' envolve e convoca pela primeira vez as Artes Visuais, para além das Artes Performativas", aponta o comunicado, ao acrescentar: "considerando que, através de métodos de aprendizagem participativos, baseados na experiência, na autonomia e responsabilidade, se desenvolvem competências e se potencia a criatividade numa perspetiva holística, este programa contempla o trabalho realizado em sala de aula, mas também fora desta, actividades que possibilitam a ida de artistas às escolas, a saída das crianças para verem espectáculos nos espaços culturais programados pel’A Oficina, e a criação de momentos abertos à participação das famílias".

No ano letivo de 2022-2023, além dos períodos de aprendizagem direccionados ao desenvolvimento de competências socio-emocionais, de sentido estético e criativo através da prática artística, os cerca de 7000 alunos inscritos no programa 'Mais Três' assistiram ainda a um total de cinco espetáculos (programados consoante os anos de ensino) no Centro Internacional das Artes José de Guimarães e no Centro Cultural Vila Flor.

A Oficina assume a contratação e a coordenação dos Técnicos/as de Práticas Pedagógicas, bem como a implementação do plano de acção, dos conteúdos, das actividades e da calendarização do programa ‘Mais Três’.

As candidaturas do presente recrutamento são dirigidas a profissionais com formação e competências artísticas e/ou pedagógicas que articulem e desenvolvam diferentes linguagens artísticas, privilegiando as relações entre arte e educação; promovam processos de aprendizagem participativos e colaborativos, de experimentação e criação; reconheçam a educação artística como uma área de conhecimento imprescindível para o desenvolvimento do imaginário criativo, da sensibilidade estética e ética, e do sentido crítico da criança.

Foto: A Oficina

 

Imprimir Email