Castro de Sabroso está de 'cara lavada' e aberto a visitas
O Castro de Sabroso, em S. Lourenço de Sande, está de 'cara lavada' depois da requalificação que sofreu e está aberto a visitas durante todo o dia.
Inserido nas comemorações de mais um aniversário da Batalha de S. Mamede de 1128, aquele espaço está disponível a toda a comunidade e aberto 24 horas por dia. O momento foi descrito como um "momento memorável" pelo Presidente da Sociedade Martins Sarmento, Antero Ferreira. "Estamos certo que é um dia feliz para Guimarães e para Portugal. A valorização do Castro de Sabroso, Monumento Nacional desde 1910, é uma mais que justa homenagem ao sábio Francisco Martins Sarmento, que o descobriu e escavou em 1877 e 1878 e que responde a um desígnio das várias direções da Sociedade Martins Sarmento", disse.
Antero Ferreira acrescentou que o trabalho não se "esgota com esta inauguração" e recordou um "longo caminho ainda por percorrer". "Teremos de ter outras condições de visita, com sinalização adequada, pontos de água e contentores para lixo. Teremos de divulgar ainda mais estas estações arqueológicas, criar roteiros que favoreçam a sua fruição, promover o restauro das ruínas e garantir o processo de manutenção. Mas o maior desafio é que a população sinta este património como seu, zelando pela sua integridade e preservação em colaboração com a Sociedade Martins Sarmento", apontou
O presidente do Município, Domingos Bragança, sublinhou a importância de preservar este monumento municipal classificado. "Nós temos que ter uma atenção muito especial com Castro de Sabroso e Citânia de Briteiros. São monumentos classificados que devem estar cuidados à mesma escala que cuidamos do centro histórico e o seu conjunta classificado pela UNESCO", sublinhou.
Marcações: Castro de Sabroso