«Abril com Cantigas de Maio» celebra Santos Simões
A Câmara Municipal de Guimarães apresentou esta terça-feira o programa artístico e cultural do evento «Abril com Cantigas de Maio», que exalta Joaquim dos Santos Simões, figura incontornável do panorama cultural, científico e social vimaranense, sendo celebrado o Centenário do seu nascimento.
No espectro das Comemorações dos 50 anos do 25 abril, Guimarães dá continuidade ao que há já alguns anos tem vindo a comemorar como “Abril com Cantigas do Maio”.
Cinema, exposições, música, oficinas, teatro, tertúlias e debates fazem parte de um extenso programa,que decorre entre 19 de Abril e 7 de Maio, e que celebra a liberdade.
A abertura do programa, no dia 19, quarta-feira, cabe à película «Ladrões de Bicicletas», às 21h30, no Teatro Jordão. Uma sessão de cinema com a realização de Vittorio de Sica. No dia 20, quinta-feira, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães acolhe a tertúlia «Território, Imigração e Literatura: Uma tertúlia-Ocupação», a partir das 19h00.
De 21 de Abril a 20 de Maio, o Largo do Toural recebe a exposição fotográfica «25 de Abril no Toural». Já de 21 de Abril a 7 de Maio, a Sociedade Martins Sarmento recebe a exposição «Liberdade de Expressão».
Para o dia 22, sábado, está reservado o espectáculo de música e poesia «Sons e Vozes de Liberdade», que terá lugar no teatro Jordão, às 21h30. A música prossegue no dia 24, segunda-feira, pelas 21h30, no Grande Auditório Francisca Abreu, com o concerto »Sons da Liberdade».
O dia 25 de Abril tem reservado várias iniciativas. Das 8h30 às 19h00, o Multiusos de Guimarães tem «Desporto Escolar para a Liberdade». Pelas 11h00 há concerto comemorativo do 25 de Abril, no Largo Condessa do Juncal, e à mesma hora tem lugar a habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Teatro Jordão. O coreto do Jardim da Alameda acolhe a música «Abril, Ontem e Hoje».
No dia 27, quinta-feira, há oficina de cianotipia, com «Cravos de Abril», no Largo do Toural, a partir das 10h00. No dia seguinte dá-se a apresentação da «Fanzine», no Círculo de Arte e Recreio, às 18h30.
Para o dia 29, sábado, está prevista a peça de teatro «Uma Previsão Política», no Teatro Jordão, Às 21h30. O mesmo local recebe no dia seguinte o concerto «De não saber o que se espera...», pelas 21h30.
Por último, no dia 1 de Maio, pelas 18h00, tem lugar o debate «Santos Simões, o cidadão, o autor, o associativismo, o resistente, o artista».
Numa conferência que teve lugar na sede do Cineclube de Guimarães, marcou presença Isabel Santos Simões, familiar de Joaquim dos Santos Simões, que mostrou "gratidão" e "orgulho" ao ver a homenagem a Joaquim dos Santos Simões.
O Vereador da Cultura, Paulo Silva, sublinhou que Santos Simões é um nome "marcante", "transformador" e "fundador" do associativismo em Guimarães. "É isso que Guimarães deve a Joaquim dos Santos Simões. Acresce que a este «Abril com Cantigas de Maio» se juntam associação para falar de liberdade e resistência sobre uma luta que até 1974 teve um peso e depois outro peso, que não perde actualiadade", disse.
Paulo Silva acrescentou que é um "motivo de orgulho" celebrar Joaquim dos Santos Simões, num programa com "história, contemporaneidade e que tem discussão sobre o presente e futuro".
“Abril com Cantigas do Maio” é uma iniciativa conjunta do Município de Guimarães, do Convívio – Associação Cultural, do Cineclube de Guimarães, do Centro Infantil e Cultural Popular, do Círculo de Arte e Recreio, d’A Oficina - CIAJG, da Sociedade Martins Sarmento e da Sociedade Musical de Pevidém.
Marcações: Abril com Cantigas de Maio