«Registos religiosos» de artistas vimaranenses na Feira do Livro da Sociedade Martins Sarmento

A par da Feira do Livro, a Sociedade Martins Sarmento acolhe uma curiosa exposição que reúne um precioso conjunto de "Registos Religiosos“ da autoria de Teresa Soares, Paula Soares e Alfredo Meireles.

Estes artistas criam estes trabalhos há vários anos, procurando materiais antigos e outros mais recentes criando peças muito particulares, criativas e de grande beleza, estando à venda naquela centenária Instituição vimaranense.

Os 'Registos' podem ser considerados memórias de uma peregrinação, marca de uma visita a um santuário, símbolos de fé. Tem por base um santinho dado em troca de uma esmola, uma pagela, uma estampa ou gravura que passou a ser emoldurada.

Em Portugal, começaram a ser conhecidos no século XVIII, surgindo do talento e da habilidade das freiras de clausura que os compunham nos conventos com delicadeza e arte.

Actualmente, os 'Registos' além de serem um testemunho de fé e devoção são também objectos decorativos muito apreciados pelos colecionadores, continuando vários artistas a dar seguimento a essa expressão tão singular e com pormenores tão encantadores.

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, Registos Religiosos

Imprimir Email