Peregrinos de Léon atravessam Guimarães a caminho de Santiago de Compostela

images/2022/sociedade/vale_jacobeu.jpg

Um grupo de peregrinos espanhóis, oriundos de Léon, está este domingo em Guimarães, após ter cumprido mais uma etapa do Caminho de Torres que liga Salamanca a Santiago de Compostela. 

A iniciativa é dinamizada pela Associação VALE - Verdadera Amistad de Léon e mobiliza cerca de oito dezenas de pessoas que, todos os meses, desde setembro do ano passado fazem uma etapa deste Caminho.

Em declarações ao Grupo Santiago, o guia do grupo, Miguel Estrada, explicou que já foram cumpridas 14 etapas deste itinerário Jacobeu que permite descobrir a natureza, a paisagem, o património e as tradições de um percurso que adopta o nome do seu mais célebre peregrino, o escritor salmantino Diego de Torres Villarroel, atravessando antigas estradas medievais que ligavam Salamanca e o interior de Portugal ao ocidente peninsular e às vias litorais que permitiam o acesso a Santiago de Compostela.

Diego de Torres Villarroel fez o Caminho de Santiago em 1737, ao longo de cinco meses e não hesitou em descrevê-lo como a prova mais penosa da sua vida.

Na etapa de ontem, os peregrinos descobriram mais um capítulo da dimensão histórica deste percurso, iniciando a viagem em Felgueiras, onde visitaram o mosteiro de Pombeiro e a ponte do Arco, sobre o rio Vizela, que une Guimarães àquele concelho.

O grupo de Léon contou com o apoio da Associação Espaço Jacobeus. Nuno Pontes e Leonel Pereira, daquele movimento, acompanharam os peregrinos e proporcionaram a devida orientação à chegada à Cidade, onde carimbaram a credencial e visitaram o Museu de Alberto Sampaio, a Sociedade Martins Sarmento e muitos outros pontos de interesse do património vimaranense.

Depois desta etapa, os peregrinos irão regressar a Espanha e, em Janeiro, voltarão para, a partir de Guimarães, iniciarem mais uma etapa na caminhada até Santiago de Compostela.
O Caminho de Torres, que liga Salamanca a Santiago de Compostela, inclui o concelho de Guimarães, acompanhando o trajecto da antiga ligação até Amarante. Esse itinerário está devidamente sinalizado e atravessa no nosso Concelho as freguesias de Serzedo, Calvos, Gémeos, Abação, Pinheiro e Urgezes até chegar à cidade de Guimarães.

Marcações: Caminho de Torres, Caminho de Santiago, Associação Espaço Jacobeu, Associação VALE - Verdadera Amistad de Léon

Imprimir Email