Museu de Alberto Sampaio volta a abrir à noite
Combinando teias de linho com tramas de seda natural, lã e elementos da natureza, a artista justapõe e intercala estes materiais com elementos em plástico e papel, compondo tramas e matizados de diferentes texturas e transparências que vão contrastar com a solidez do granito.
Considerada uma das mais originais artistas no contexto da arte têxtil contemporânea portuguesa, Helena Cardoso apresenta um processo criativo singular e inovador no desenvolvimento de peças que combinam design e tradição, valorizando a cultura e identidade nacionais.
A designer colabora há mais de 30 anos com artesãs de aldeias do norte do País, um ‘modus operandi’ que faz com que o seu trabalho atravesse fronteiras e encontre paralelo em tendências que, a nível internacional, viram em processos semelhantes um caminho para a renovação dos saberes tradicionais.
A inauguração está marcada para o próximo dia 19, às 21h00, e contará com a presença das Mulheres de Bucos, Cabeceiras de Basto, artesãs que colaboraram na criação das peças e que animarão o evento com os seus cantares.
Marcações: Museu de Alberto Sampaio, Museu à Noite