Quarta edição do Festival Oh! começa esta quarta-feira em Guimarães
Os alunos e professores de Teatro da Universidade do Minho promovem o Festival Oh! - Encontro de Escolas de Artes Performativas. O evento começa esta quarta-feira e prolonga-se até sexta-feira em vários espaços de Guimarães. O programa inclui espetáculos criados durante a licenciatura, um workshop de autoficção, uma masterclass, duas instalações, além de performances, cinema e conversas. A entrada é livre.
O evento começa hoje, às 10h00, com a masterclass “Jogo e Corpo Poético do Performer: a Visão Pedagógica de Jacques Lecoq”, a cargo de Samuel Meyler, e a exibição do filme da sua autoria “Sculpting the Body, a Theatre of Physicality”, no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada (CAFPG), no campus de Couros da UMinho, onde acontece a maioria das iniciativas. Durante o resto do dia é possível assistir a performances de (ex)-estudantes de Teatro (às 15h00) e às peças “Cyber Queer”, da Escola Superior de Arte Dramática da Galiza (às 21h00), “Chick Flick” (às 21h00, no espaço Oficina) e “Agarra(me)” (às 22h30, no claustro da Colegiada da Senhora da Oliveira).
Na sexta-feira está previsto às 10h00 um workshop de autoficção, conduzido pela atriz brasileira Roberta Preussler. De tarde, às 15h00, os estudantes voltam a pisar o palco do CAFPG para dar a conhecer projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Esta quarta edição integra ainda as instalações permanentes “La nozze di Jean”, de Mário Alberto Pereira e Diogo Claro, e “Nos teus sapatos”, de Zacarias Gomes. “São três dias completos com a cultura a acontecer a toda a hora, num convite à celebração e à participação de todos. Continuamos a abrir as portas à sociedade e fortalecer as ligações com a comunidade artística universitária nacional e internacional”, refere a professora Cátia Faísco.
Marcações: Universidade do Minho, teatro, Festival Oh!