Quarta edição do Festival Oh! começa esta quarta-feira em Guimarães

images/fotoarquivo/2018/equipamentos/centro_avancado1.jpg

Os alunos e professores de Teatro da Universidade do Minho promovem o Festival Oh! - Encontro de Escolas de Artes Performativas. O evento começa esta quarta-feira e prolonga-se até sexta-feira em vários espaços de Guimarães. O programa inclui espetáculos criados durante a licenciatura, um workshop de autoficção, uma masterclass, duas instalações, além de performances, cinema e conversas. A entrada é livre. 

O evento começa hoje, às 10h00, com a masterclass “Jogo e Corpo Poético do Performer: a Visão Pedagógica de Jacques Lecoq”, a cargo de Samuel Meyler, e a exibição do filme da sua autoria “Sculpting the Body, a Theatre of Physicality”, no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada (CAFPG), no campus de Couros da UMinho, onde acontece a maioria das iniciativas. Durante o resto do dia é possível assistir a performances de (ex)-estudantes de Teatro (às 15h00) e às peças “Cyber Queer”, da Escola Superior de Arte Dramática da Galiza (às 21h00), “Chick Flick” (às 21h00, no espaço Oficina) e “Agarra(me)” (às 22h30, no claustro da Colegiada da Senhora da Oliveira).

Os alunos de Teatro da UMinho regressam amanhã, de manhã, ao CAFPG para partilharem e discutirem sobre processos criativos. O Festival Oh! desloca-se para o auditório da Fraterna, onde decorre às 13h00 o espetáculo "Por Amor!", escrito por Patrícia Portela. Esta autora premiada de performances e obras literárias participa duas horas depois numa sessão aberta do Grupo de Investigação em Estudo Performativos da UMinho, que conta também com Luk Van den Dries, da Universidade da Antuérpia (Holanda), Cátia Faísco, Francesca Rayner e Tiago Porteiro (todos da academia minhota). A partir das 21h00 são apresentados, no espaço Oficina, três trabalhos artísticos da Universidade de Évora.

Na sexta-feira está previsto às 10h00 um workshop de autoficção, conduzido pela atriz brasileira Roberta Preussler. De tarde, às 15h00, os estudantes voltam a pisar o palco do CAFPG para dar a conhecer projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Esta quarta edição integra ainda as instalações permanentes “La nozze di Jean”, de Mário Alberto Pereira e Diogo Claro, e “Nos teus sapatos”, de Zacarias Gomes. “São três dias completos com a cultura a acontecer a toda a hora, num convite à celebração e à participação de todos. Continuamos a abrir as portas à sociedade e fortalecer as ligações com a comunidade artística universitária nacional e internacional”, refere a professora Cátia Faísco.


Marcações: Universidade do Minho, teatro, Festival Oh!

Imprimir Email