Cortejo do Pinheiro abre mais uma edição das Festas Nicolinas
A noite desta quarta-feira é mais longa de Guimarães. Às ruas da Cidade sai o Cortejo do Pinheiro que marca o início de mais uma edição da festa dos estudantes vimaranenses.Como manda a tradição nicolina, o Cortejo sai das Cancelas da Veiga e depois de percorrer algumas das principais artérias da Cidade, nomeadamente pela «sala de visitas» como é o Largo do Toural, vai a enterrar no Campo da Feira, junto ao monumento ao Nicolino.
Independentemente das condições climatéricas, milhares de estudantes vimaranenses de todas as idades, sairão à rua com caixas e bombos, ao som do toque nicolino, para assinalar o início dos festejos centenários.
Os festejos nicolinos vão prosseguir sábado com as Danças de São Nicolau, número assegurado pelos velhos nicolinos que levam ao palco do Centro Cultural Vila Flor uma sátira do último ano da vida vimaranense.
O programa da responsabilidade da Comissão de Festas, é retomado segunda-feira com a realização das Posses. O início é no Campo da Feira e leva os elementos da Comissão a recolher comida e bebidas para oferecer à população um Magusto, no Centro Histórico.
Na terça-feira é dia de Pregão de S. Nicolau. Pelas ruas da Cidade, o Pregoeiro faz ouvir a sua voz crítica em verso satírico.
A tradição nicolina prossegue com as populares e românticas Maçãzinhas. Número marcado para quarta-feira e que nos últimos anos tem decorrido no Largo do Toural. Nas varandas e janelas ornamentadas com capas nicolinas, as raparigas esperam receber na ponta das lanças as maçãzinhas dos jovens nicolinos, prometendo retribuir com uma prendinha.
As festas encerram com o Baile Nicolino, no dia 7 de Dezembro.
Refira-se que em dia não revelado, a Comissão de Festas leva a cabo as tradicionais Roubalheiras.
Marcações: Cultura