Curso «André Soares e a arte do Minho no seu tempo» a partir de hoje no Palacete Santiago

O Museu de Alberto Sampaio promove a partir de hoje mais um curso livre sobre arte portuguesa. Desta vez, a formação terá como tema «André Soares e a arte do Minho no seu tempo» e estará a cargo de Eduardo Pires de Oliveira.

Arquitecto e desenhador, André Soares foi um multifacetado artista do século XVIII. Autor de várias obras de arquitetura no Norte de Portugal, foi também responsável pelo risco de várias obras escultóricas em talha e ferro e dedicou-se ainda à cartografia.

O rococó e o tardo-barroco são os estilos em que se enquadra a sua obra, que inclui o desenho do Paço Arquiepiscopal de Braga, a fachada da Capela de Santa Maria Madalena da Falperra e o Palácio do Raio, também em Braga. André Soares é igualmente o autor da Igreja dos Santos Passos e do portal principal da Igreja de Santa Rosa de Lima (S. Sebastião), em Guimarães.

O curso decorrerá em cinco sessões semanais, a realizar às quintas-feiras, a partir de hoje e até 1 de abril, no Palacete Santiago, extensão do Museu de Alberto Sampaio. 

Nas duas últimas sessões, serão efectuadas visitas de estudo a algumas das obras da autoria de André Soares, em Guimarães, e também ao santuário de Santa Maria Madalena da Falperra.

Marcações: Cultura

Imprimir Email