VÍDEO: Distinção da UNESCO alargada a Couros para Guimarães ser o melhor sítio classificado do mundo
No Largo da Oliveira, onde a 13 de Dezembro de 2001, os vimaranenses brindaram a elevação do Centro Histórico de Guimarães à categoria de Património Cultural da Humanidade, após o anúncio da UNESCO, esta terça-feira, ao cair da noite, essa data especial foi lembrada e comemorada.A título simbólico, o Presidente da Câmara de Guimarães, acompanhado pelo representante da Comissão Nacional da UNESCO saudaram os vimaranenses pela forma como agarraram o impulso da distinção para investirem na requalificação do património edificado.
Numa curta intervenção, Jorge Lobo Mesquita, Presidente Substituto da Comissão Nacional da UNESCO, anunciou que recentemente foi efectuado "um trabalho de revisitação da candidatura apresentada há 15 anos e esperamos que, no próximo ano, seja entregue ao Centro do Património Mundial da UNESCO uma proposta de extensão da zona classificada do Centro Histórico de Guimarães". A revelação faz alusão ao processo de alargamento da área à zona de Couros.
Logo em seguida, o Presidente da Câmara apontou que a extensão àquele espaço da distinção pela UNESCO "permitirá fazer de Guimarães um dos melhores sítios classificados no mundo". "Esta candidatura já foi aceite pela Comissão Nacional, já está inscrita, foi aceite, esperamos que a pretensão de estender a Couros a nossa classificação seja aceite", precisou Domingos Bragança, ao assumir essa ambição.