«Os Livros de Alberto Sampaio» lançado esta terça-feira no Palacete de S. Tiago

O que lia, afinal, Alberto Sampaio? Quais os temas por que se interessava? E o que guardava na sua biblioteca pessoal? A resposta a estas perguntas está na obra «Os Livros de Alberto Sampaio» que será apresentada ao público esta terça-feira, às 17h00, no Palacete S. Tiago, em Guimarães.

Coordenada por Emília Nóvoa Faria (sobrinha-neta de Alberto Sampaio), a obra divide-se em duas partes: na primeira é apresentada uma série de estudos sobre os vários temas presentes na biblioteca de Alberto Sampaio, da autoria de diversos investigadores (António Martins, Guilherme d’Oliveira Martins, José Amado Mendes, Maria José Meireles, Miguel Bandeira e Teresa Soeiro) e na segunda apresenta-se o catálogo dos livros.

A biblioteca pessoal de Alberto Sampaio, com mais de 500 títulos, encontra-se nas reservas do Museu de Alberto Sampaio e a sua consulta in loco é possível para qualquer investigador. 

Este espólio poderá, agora, também ser visto até Março de 2017, juntamente com parte do mobiliário do gabinete de trabalho do historiador, que foi trazido propositadamente da Casa de Boamense, em Famalicão, para Guimarães.

O lançamento da obra e a inauguração da exposição acontecem no dia em que passam exatamente 175 anos sobre o nascimento de Alberto Sampaio e no local onde outrora este trabalhou como guarda-livros: o Banco de Guimarães, agora Palacete S. Tiago.

A edição d' «Os Livros de Alberto Sampaio» contou com o apoio técnico da equipa do Museu de Alberto Sampaio, responsável pelo trabalho de catalogação, e teve ainda o apoio dos municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.

 

Marcações: Cultura

Imprimir Email