Guimarães Cinema Som promete ocupar lugar nos festivais de cinema

Foi apresentada, esta quinta-feira, a primeira edição do Guimarães Cinema Som, Festival Internacional de Cinema de Guimarães. Entre os dias 7 e 15 de outubro, no Centro Cultural Vila Flor e Plataforma das Artes e Criatividade, serão várias as ofertas que os interessados poderão encontrar, num festival em que o foco é o som no cinema.

Guimarães Cinema Som é um festival de cinema que promete inovar. Com ofertas variadas. Em "Manhãs Cinema Som", o público alvo é o juvenil, com quatro sessões de cinema pensadas para essa faixa etária. Em "Sonoras Qualidades", durante 13 sessões os espectadores poderão apreciar inovações do domínio sonoro. "Mudam-se os Tempos" é a grande aposta do Festival, com a exibição de cinema mudo com acompanhamento musical ao vivo ou também exibido com recurso à música original dos filmes. Nesta secção entre os participantes destaque para a Orquestra de Guimarães, a Orquestra do Norte e a Academia de Música Valentim Moreira de Sá. "Fórum Cinema Som" é o nome que se dá à série de master classes e seminários que haverá durante os 9 dias de Festival. "Competição Internacional de Curtas", como o próprio nome indica será uma competição onde se irão premiar as melhores curtas no meio das já 30 seleccionadas para o Guimarães Cinema Som. E por último mas não menos importante, o "À Moda da Casa" é dirigido ao cinema produzido e pensado em Guimarães. 

Na apresentação do Guimarães Cinema Som estiveram presentes, o realizador João Viana, principal mentor do festival, Rui Torrinha em representação da "A Oficina", e o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, José Bastos.

Marcações: Cultura

Imprimir Email