Festival «GuimarãesAllegro» abre com concerto no Paço dos Duques de Bragança
O Festival «GuimarãesAllegro» começa esta quinta-feira, com o concerto inaugural marcado para as 22h00, no Paço dos Duques de Bragança.O concerto de abertura terá a direção de Daniel Stabrawa, concertino da Filarmónica de Berlim, tendo como solista Máté Súczs, primeiro viola da mesma filarmónica.
O festival promoverá a principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, dotando a cidade e a região com um evento de matriz cosmopolita e diferenciado.
Amanhã, há concertos, nos jardins do Palácio Vila Flor e no Tribunal da Relação, às 19 e 21h00, respectivamente, com os Metais da Orquestra de Guimarães e recital de piano e flauta.
No sábado, o Centro Histórico vai ser animado pelas associações vimaranenses, entre as 10h30 e as 22h30. No mesmo dia, no Tribunal da Relação há espectáculo com solistas vimaranenses. Pedro Emanuel Pereira (piano), Álvaro Pereira (violino) e Sérgio Pires (clarinete).
Com direção artística de Vítor Matos e Domingos Castro, o efeito catalisador das variadas ações do festival possibilitará o contacto entre os artistas e formações locais com personalidades de prestígio internacional. Os vínculos existentes entre a comunidade e as artes performativas oferecem ao projeto uma oportunidade exclusiva para divulgar e reinterpretar o reconhecido Património Edificado, permitindo ultrapassar as barreiras e o formalismo tradicional associado a este contexto.
Todos os espectáculos são de entrada gratuita, ainda que alguns condicionados à lotação dos espaços. Os bilhetes, dois por pessoa, têm de ser levantados até às 19 horas no Palácio Vila Flor ou, depois, no Paço dos Duques.
O orçamento do festival é de 30 mil euros.
Marcações: Cultura