Sociedade Martins Sarmento promove visita a núcleos rupestres de Briteiros

A Sociedade Martins Sarmento promove no próximo sábado duas atividades evocativas do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Durante a manhã, no edifício-sede, em Guimarães, a partir das 11h00, e dando continuidade ao ciclo «Conversas com Café», terá lugar uma conversa informal na sala Emídio Guerreiro, com o Arqueólogo Gonçalo Cruz, subordinada ao tema «O Património Arqueológico nos Estudos de Impacto Ambiental». Esta iniciativa tem um carácter informativo sobre uma questão que, pese embora a sua presença recorrente na sociedade civil, suscita várias dúvidas entre os cidadãos, nomeadamente em relação à efectiva salvaguarda dos vestígios arqueológicos em grandes projectos urbanísticos, ao carácter relativo e objectivos dos estudos preliminares e aos custos associados ao estudo, registo e minimização de impacto sobre eventuais bens arqueológicos. 
Com esta temática, relaciona-se o projecto de construção da «Via de acesso ao Avepark» que tem vindo a ser publicamente discutido em Guimarães.

A partir das 15h30, será realizada uma caminhada pela encosta nascente do monte da Citânia de Briteiros, com visita a dois núcleos rupestres associados à ocupação pré-histórica do local: o Penedo dos Sinais e a rocha da Quinta do Paço. São dois núcleos de gravuras sobre granito que não se encontram visitáveis, pelo que a sua visualização é limitada a visitas especiais. 
A caminhada será realizada numa encosta íngreme, de acesso condicionado, pelo que se aconselha a utilização de calçado apropriado, bem como de protecção para os previsíveis aguaceiros. O ponto de encontro será na entrada principal da Citânia de Briteiros, pelas 15h30. Esta iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia.

 

Marcações: Cultura

Imprimir Email