Comissão Nicolina proíbe carros alegóricos de escolas básicas nas Maçãzinhas

O cortejo das maçãzinhas das nicolinas estão envoltas em polémica. Tudo por causa da decisão da Comissão organizadora que proibiu a incorporação de carros alegóricos de escolas básicas.

A Directora do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, em Urgezes, diz que a notícia foi um choque. Por isso manifestou a sua "surpesa e indignação" perante a decisão nicolina.

Para Isabel Zamith não há razão plausível que explique esta situação, levando em linha de conta a existência de um protocolo entre aquele grupamento de Escolas e a Associaçaõ de Velhos Nicolinos ao abrigo do qual, durante o primeiro período escolar, se desenvolvem diversas iniciativas de sensibilização sobre a festa dos estudantes de Guimarães e a preparação do carro alegórico nas Maçãzinhas. O que acontecia desde 2002. 

Isabel Zamith diz que a indignação é ainda maior quando a decisão da Comissão Nicolina foi comunicada ontem, quinta-feira.
"Vieram cá dois elementos da Comissão que anunciaram não reconhecer o protocolo que temos com os Velhos Nocolinos, tendo proposto a nossa participação este ano pela última vez. Claro que não aceitamos", afirmou.

A Directora do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, de Urgezes, espera que esta questão possa ser discutida com tranquilidade depois das festas Nicolinas tendo em vista a preparação da edição do próximo ano.

Marcações: Cultura

Imprimir Email