Orquestra de Guimarães apresenta-se esta quinta-feira no CCVF

A Orquestra de Guimarães apresenta esta quinta-feira o seu primeiro concerto. O espectáculo está marcada para as 22h00 no Grande Auditório do CCVF.

42 músicos sobem esta quinta-feira ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), naquele que será o primeiro concerto da recém criada Orquestra de Guimarães. 

“É um projecto pensado há muito tempo e como Guimarães é, a nível cultural, muito ampla e já com muita tradição, era importantíssimo criar uma formação destas na Cidade”, referiu o maestro Vítor Matos à Rádio Santiago.

O projecto, criado pela Câmara Municipal, é apresentado com a missão de potenciar músicos da região proporcionando condições logísticas e práticas para a sua evolução em palco. Para o arranque estão agendados três concertos. Para além do CCVF, também as Taipas e Ronfe acolherão esta semana este novo projecto vimaranense. Todos os concertos começam às 22 horas e terão entrada livre, condicionada à lotação dos espaços.

Para Vítor Matos é preciso dar um passo de cada vez. “Não pretendemos ser já a melhor orquestra do mundo, nem da região. Queremos é desenvolver um papel activo no mundo da música e cativar novos públicos”, atesta. Mais do que isso, pretende-se que seja “uma formação de orgulho para todos os vimaranenses. Guimarães é uma cidade já com muitos bons músicos e é bom dar a conhecer à população. E nada melhor, para um músico que estudou tantos anos, que tocar numa formação orquestral. É o realizar de um sonho”. 

Cerca de 60% dos músicos são de Guimarães e tiveram formação na Academia de Música Valentim Moreira de Sá. “Alguns não fazem parte desta primeira residência, mas contamos com eles no futuro”, reforçou o maestro que revelou que os ensaios finais, antes da estreia, estão a correr bem. “Está a ser fantástico. Com uma grande entrega dos músicos”, notou.

O reportório será vienense, iniciando-se com as «Bodas de Fígaro», uma abertura emotiva, ágil e efusiva. A Orquestra de Guimarães tocará ainda em ré menor, Mozart, para piano e orquestra, Beethoven, e contará com a participação especial do pianista vimaranense, premiado internacionalmente, Pedro Pereira. “É um reportório muito vivo e cativante”, confessou o maestro Vítor Matos.

 


Marcações: Cultura

Imprimir Email