Sociedade Musical de Guimarães organiza simpósio «Pensar a Música»

A Sociedade Musical de Guimarães realiza este fim-de-semana um simpósio. A iniciativa decorre na Sociedade Martins Sarmento, proporcionando o encontro de um conjunto de musicólogos e investigadores, desafiando-os a “pensar a música”.
Durante dois dias de trabalho intenso, os participantes  terão a oportunidade de fazer o ponto da situação e de actualizar os seus conhecimentos sobre as diferentes áreas do saber musical, não apenas as que têm a ver com os estudos musicológicos propriamente ditos, mas também com áreas afins como as "políticas educativas e pedagogia musical", "performance", e “música tradicional” (estudos etnomusicológicos), além de outras.
Área de particular importância no programa é a que tem a ver com os riquíssimos acervos musicais de instituições de Guimarães, como a Sociedade Martins Sarmento, Arquivo Municipal, Museu Alberto Sampaio, Colegiada da Oliveira e a própria Sociedade Musical.
Os estudos que têm vindo a ser realizados nesta área vão ser objecto de apresentação neste simpósio com o lançamento de edições impressas e de portal digital, que já está já online (www.musicave.org) com mais de 16 mil ficheiros do espólio pertencente à Sociedade Musical de Guimarães. 
Este portal musical destina-se a receber também acervos musicais de outras instituições de Guimarães e da região, cuja inserção tem vindo a ser objecto de protocolo celebrado entre a SMG e estas instituições.
Concretamente serão apresentados três livros: 
- Uma publicação fac-simile contendo algumas dezenas de “Hinos e Marchas Históricas de Guimarães”, de colectividades e instituições antigas da Cidade, tocadas pela extinta Banda da Sociedade Musical de Guimarães, mais conhecida por “Banda dos Guises”;
- O livro do Simpósio, «Pensar a Música II», contendo o conjunto de artigos que irão ser objecto de explanação temática; 
- O livro «Passionário Polifónico de Guimarães» – um raro e precioso códice musical do século XVI, pertencente à Sociedade Martins  Sarmento e editado recentemente por esta instituição em publicação fac-simile, com um estudo científico e musicografia actualizada.
No âmbito dos trabalhos do Simpósio terá ainda lugar um «roteiro musical e cultural» a diversas instituições para tomar contacto com livros e fragmentos musicais antigos, iconografia musical e órgãos de Guimarães. 
Entre as instituições a visitar pelos participantes contam-se os museus da Sociedade Martins Sarmento, as Igrejas de São Francisco e da Senhora da Oliveira, a Biblioteca da Colegiada da Oliveira e o Museu Alberto Sampaio.
Colaboram com a Sociedade Musical na organização e realização deste Simpósio, feito em parceria com a Universidade do Minho, musicólogos e investigadores de diversas universidades portuguesas. 

Marcações: Cultura

Imprimir Email