Laboratório da Paisagem vai ser inaugurado no dia 24 de Junho

O Laboratório da Paisagem vai ser inaugurado no próximo dia 24 de Junho. A instituição sediada em Creixomil vai funcionar numa parceria entre a Autarquia vimaranense e a Universidade do Minho.
“Este equipamento vai entrar em funcionamento, na altura da inauguração”, assegurou o Presidente da Câmara, ao revelar que já estão a ser instalados laboratórios de análise e interpretação ambiental naquele espaço. Domingos Bragança espera que esta instituição desenvolva um importante papel no apoio à actividade agrícola e alimentar, através das acções de investigação, sensibilização, formação e educação, aplicada ao ambiente, agricultura e ecologia. 

“No laboratório vai funcionar a estrutura de liderança da incubadora de empresas da área agrícola e agro-alimentar”, assinalou o Autarca, ao destacar a necessidade de investir na investigação relacionada com a segurança alimentar. “Não queremos alimentos a qualquer preço, queremos alimentos sudáveis”, acrescentou, sublinhando que o laboratório vai afirmar-se na promoção “de uma agricultura que aposta em fileiras de exportação e de apoio à produção de qualidade”.

Quanto ao modelo de gestão, o funcionamento vai principiar com uma parceria entre a Autarquia a Universidade do Minho. “Vamos iniciar a actividade e verificar como vamos evoluir para que a sustentabilidade do Laboratório seja garantida”, continuou Domingos Bragança, ao realçar que o financiamento deve assentar em candidaturas a fundos comunitários para o desenvolvimento da investigação e pesquisa em novas áreas, como por exemplo a embalagem de produtos agrícolas.

“A exportação coloca desafios porque os produtos alimentares agrícolas deterioram-se depressa. Por isso, é preciso investir na pesquisa de métodos de embalagem e formas de conservação saudáveis, de maneira a fazer com que a agricultura da região seja um sector atractivo. Devemos fazer com que seja um orgulho trabalhar na agricultura”, realçou Domingos Bragança, acrescentando que o laboratório irá ser também um observatório do ambiente e da ecologia, “um espaço que trabalhará em prol da qualidade de vida e da sustentabilidade”.

Marcações: Cultura

Imprimir Email