«Um mês, uma peça» mostra pedras de armas de Guimarães na Sociedade Martins Sarmento

A Sociedade Martins Sarmento inaugura esta quarta-feira uma exposição sobre as pedras de armas de Guimarães, em granito, que ornamentavam o tanque da Praça da Oliveira colocado junto à torre, no século XVI.

O dia 14 de Agosto de 1385 está ligado à história de Guimarães. Foi nesse dia que D. João I, sob a protecção de Santa Maria da Oliveira venceu a batalha de Aljubarrota, assinalando-se a 15 de Agosto o dia da padroeira – Nossa Senhora da Oliveira – que enobrece o brasão de armas da Cidade como sua protectora.
No âmbito da iniciativa «Um mês, Uma peça», a Sociedade Marins Sarmento propõe uma viagem à época medieval e à história contemporânea da Cidade, ao lembrar a existência do tanque que outrora abasteceu de água a população do miolo urbano. “O tanque tinha, no frontispício do lado esquerdo, representadas as armas da Vila, com Nossa Senhora da Oliveira, uma escultura de bronze, encostada a uma oliveira representada, em relevo, no granito”, realçou Rosa Maria Saavedra.
A imagem em bronze, do séc. XVI, que fez parte do brasão da Vila, foi a escolhida para figurar na quinta edição desta acção de divulgação cultural, podendo ser apreciada na Sociedade Martins Sarmento integrada no seu conjunto arquitectónico.


Marcações: Cultura

Imprimir Email