CEC vai aproveitar Gualterianas para produções cinematográficas

Esta segunda-feira terminam as Festas da Cidade, com a Marcha Gualteriana a percorrer as diferentes artérias... As Gualterianas são um dos muitos acontecimentos que a organização da Capital Europeia da Cultura vai aproveitar para produções cinematográficas. O calendário de filmagens já começou. A convite da área de programação Cinema e Audiovisual, Rui Simões foi o primeiro de um conjunto de cineastas a chegar ao terreno. O realizador português está a filmar uma curta-metragem sobre as festas “Gualterianas”, que será exibida durante o próximo ano.

O realizador confessou que ainda está a apreender o espírito das Gualterianas.

Rui Simões adianta que se apercebe da existência de algumas singularidades nas Festas Gualterianas. Por isso, esta segunda-feira, Rui Simões vai ter a acompanhar a Marcha Gualteriana.

Acompanhado por uma equipa de nove elementos, Rui Simões vai documentar alguns dos momentos mais emblemáticos das Festas da Cidade. No âmbito da Capital Europeia da Cultura, e até ao final de 2012, será produzida uma série de filmes que reflectirão a riqueza histórica e cultural da cidade de Guimarães, cruzando temas do passado com realidades do presente. Manoel de Oliveira, Pedro Costa, João Botelho, João Canijo e Margarida Gil são alguns dos nomes envolvidos neste projecto. Entre os estrangeiros convidados, incluem-se Jean-Luc Godard, Aki Kaurismaki e Victor Erice.
Com um orçamento de 2,3 milhões de euros para a criação de novas produções cinematográficas, o programa pretende celebrar o cinema como matéria indissociável das memórias, mas também impulsionar o seu crescimento em Portugal. Além da encomenda de novas produções, através do convite a autores nacionais e internacionais, o cluster Cinema e Audiovisual pretende transformar Guimarães num novo centro de criação de cinema. Para tal, o projecto contempla também a criação de uma Plataforma de Produção Audiovisual.

Marcações: Cultura

Imprimir Email