Festivais Gil Vicente contam com apoio da FCG a pensar na CEC
Os festivais de Gil Vicente realizam-se este ano de 2 a 11 de Junho. O certame tem um novo parceiro. À Câmara, ao Círculo de Arte e Recreio e à Oficina, junta-se a Fundação Cidade de Guimarães. Trata-se de uma junção estratégica que visa preparar os Festivais para um ano extraordinário como será 2012, com a Capital Europeia da Cultura, sendo que Marcos Barbosa é o programador dos dois eventos. Mas como salientou José Bastos, d'A Oficina, o apoio da Fundação Cidade de Guimarães vai para além da contribuição financeira que permite aumentar o orçamento dos Festivais de 50 para 85 mil euros.A pensar em 2012 o cartaz dos Festivais Gil Vicente integram grupos que voltarão a Guimarães no próximo ano. É o caso dos grupos 'Ao cabo teatro', 'Martim Pedroso', 'Teatro meredional' e 'Teatro de garagem'. A vereadora da Cultura da Câmara de Guimarães sublinha que os Festivais são uma iniciativa âncora da programação cultural da cidade e cumprem a visão estratégica definida para o Concelho.
Para lá da componente profissional os Festivais não ignoram a componente amadora. Já na próxima quinta-feira começa mais uma edição da mostra de teatro amador de Guimarães, como salienta Ricardo Araújo, do CAR.
A mostra de teatro amador é uma aposta no reforço e na vitalidade dos grupos vimaranenses e premeia todos os anos as suas melhores produções.
Marcações: Cultura