Fundação Cidade de Guimarães esclareceu parceria com Vinhos Grandes Quintas

A Fundação Cidade de Guimarães refutou hoje que o Vinho Grandes Quintas, produzidos pela Sociedade Agrícola da Casa d'Arrochela, tenha sido escolhido como Vinho Oficial da Capital Europeia da Cultura. Em comunicado, a Fundação esclareceu que a parceria que celebrou com aquela empresa resulta de um protocolo que envolve também o Coliseu dos Recreios, em Lisboa. A Fundação justificou que o advogado da família proprietária daquela casa de espectáculos manifestou interesse em associar-se à iniciativa Guimarães 2012 por ser descendente directo dos antigos proprietários do Palácio de Vila Flor.
A parceria celebrada tem como principal objecto a promoção da Capital Europeia da Cultura e da sua programação no Coliseu dos recreios de Lisboa.
Segundo a Fundação Cidade de Guimarães, o Coliseu disponibiliza até 31 de Dezembro de 2012, a parede principal da sua entrada para a colocação de um cartaz de grandes dimensões alusivo ao evento. As estruturas necessárias à afixação de cartazes promocionais serão suportados pelo Coliseu dos Recreios e pela casa vinícola produtora dos Vinhos – Grandes Quintas.
A Fundação Cidade de Guimarães acrescenta ainda que tem recebido várias propostas no sentido da cedência da marca «Guimarães 2012» para efeitos promocionais de vinhos produzidos na região de Guimarães, estando essas propostas a ser analisadas.

Texto do comunicado  (versão integral):

A propósito de notícias relativas aos termos e efeitos de uma parceria celebrada entre a Fundação Cidade de Guimarães, o Coliseu dos Recreios de Lisboa e a Sociedade Agrícola da Casa d’Arrochela Lda (casa produtora dos Vinhos – Grandes Quintas) vem a Fundação Cidade de Guimarães prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Na origem da parceria, encontra-se a disponibilidade e empenho manifestados pelo Dr. Bernardo Alegria, advogado da família proprietária do Coliseu dos Recreios de Lisboa, em se associar à iniciativa Guimarães 2012  Capital Europeia da Cultura.
À manifestação deste interesse não será estranho o facto de o Dr. Bernardo Alegria ser descendente directo dos antigos proprietários do Palácio Vila Flor de Guimarães.

Leia-se o extracto do Protocolo que reflecte estas intenções:

O  Coliseu dos Recreios, assumindo a responsabilidade centenária de ser uma das mais prestigiadas Salas de Espectáculos do país, foi, em 1994, o principal palco do evento Lisboa Capital Europeia da Cultura.

Nesta qualidade e honrando a tradição na excelência da divulgação cultural, o Coliseu dos Recreios tem particular interesse em ser, durante os anos de 2011 e 2012, o Parceiro Oficial de Guimarães 2012, em Lisboa.

Os Vinhos - Grandes Quintas e a sua casa produtora mantêm laços especiais, familiares e afectivos com a cidade de Guimarães, tendo particular orgulho em associar os seus produtos a tão prestigiado acontecimento.

2. A parceria - celebrada a 8 de Outubro de 2010 - tem como principal objecto a promoção da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e da sua programação no Coliseu dos Recreios de Lisboa, sob o patrocínio, em determinadas condições, da Casa Vinícola produtora dos Vinhos - Grandes Quintas.

Mais uma vez, leia-se o que a esse respeito ficou estabelecido no Protocolo:

O Coliseu dos Recreios disponibilizará, a partir de 1 de Novembro 2010 e até 31 de Dezembro 2012, a parede principal da sua entrada para colocação de um cartaz de grandes dimensões alusivo ao evento Guimarães 2012 e a toda a sua programação, cedidos pela Fundação.

O Coliseu dos Recreios disponibilizará, ainda, o seu circuito interno de vídeo para a exibição de vídeos promocionais de Guimarães 2012 e da sua programação.

O Coliseu dos Recreios poderá ainda cooperar e articular-se com a Fundação para a promoção de eventos conjuntos, na Sala de Espectáculos de Lisboa e na cidade de Guimarães, no âmbito de Guimarães 2012.

As estruturas necessárias à afixação de cartazes promocionais, projecção de vídeos, emissão de folhetos informativos e bilhetes de espectáculos, tudo no âmbito de Guimarães 2012, serão inteiramente suportados pelo Coliseu dos Recreios e pela casa vinícola produtora dos Vinhos - Grandes Quintas.


3. Carece pois de qualquer fundamento a afirmação segundo a qual os Vinhos – Grandes Quintas produzidos pela Sociedade Agrícola da Casa d’Arrochela tenha sido escolhido como Vinho Oficial da Capital Europeia da Cultura.
Estamos antes perante uma solução que optimizou a utilização de um espaço publicitário central da cidade de Lisboa, mediante uma parceria que é celebrada em exclusivo para aquele fim, e não diante de uma decisão sobre cedência da marca Guimarães 2012 em exclusivo e para fins indiscriminados.
Tal hipótese, certamente absurda, não é pois legítimo assacá-la à Fundação Cidade de Guimarães, cujo Conselho de Administração, aliás, ratificou por unanimidade o protocolo em apreço na sua reunião de 19 de Outubro de 2010.


4. Refira-se, entretanto, que à Fundação Cidade de Guimarães têm sido apresentadas propostas no sentido da cedência da marca para efeitos promocionais de vinhos produzidos na região de Guimarães. Questão bem diferente da anterior, tais propostas estão em análise e serão objecto de próxima decisão.




Marcações: Cultura

Imprimir Email