Conferência com Eduardo Lourenço na Sociedade Martins Sarmento
A Fundação Cidade de Guimarães promove, este sábado, uma conferência com Eduardo Lourenço - ensaísta e um dos maiores e reconhecidos pensadores portugueses contemporâneos - sobre a temática do Pensamento - um dos clusters Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. A iniciativa está marcada para as 15 horas, na Sociedade Martins Sarmento. A estratégia de programação adoptada privilegia a agregação de projectos e programas em clusters de actividades inter-dependentes, que concorrem para a prossecução dos grandes objectivos estratégicos da Capital Europeia da Cultura. A opção por uma programação em Clusters pretende, em última instância, a obtenção de relações de sinergia entre a cultura e o desenvolvimento social, ambiental e económico, ligando-a ao planeamento urbano, ao turismo, à ciência e à tecnologia.A Programação Cultural da Capital Europeia da Cultura abarcará quatro Clusters: Cidade, Comunidade, Pensamento e Arte. A inserção do Cluster Pensamento na programação desenhada para Guimarães justifica-se, antes de mais por, tratando-se de uma iniciativa de âmbito e fundamento europeu, constituir um espaço privilegiado para a reflexão de alguns dos temas críticos do nosso tempo, como sejam da democracia, cidadania e integração cultural e o tema da identidade e da emergência da sociedade educativa.
Eduardo Lourenço é um dos maiores e mais reconhecidos pensadores portugueses contemporâneos. As suas análises centram-se em diversas temáticas - vida, literatura e o lugar de Portugal na Europa - e são essenciais para quem procura um lugar de Portugal na Europa e a evolução da construção europeia. O ensaísta nasceu em 1923, em S. Pedro de Rio Seco, Almeida (Guarda). Formado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra, onde foi professor entre 1947 e 1953, leccionou depois em várias universidades, como a da Baía, e nas Universidades de Hamburgo, Heidelberg, Montpellier, Grenoble e Nice. Fixou residência em Vence, leccionou, até à sua jubilação, na Universidade de Nice.
Eduardo Lourenço é um dos expoentes máximos do ensaísmo literário e cultural contemporâneo, um estatuto reconhecido, nomeadamente, através dos vários prémios nacionais e internacionais que lhe têm sido atribuídos - Prémio PEN Clube, 1983; Prémio Europeu Ensaio Charles Veillon, 1988; Prémio Camões e Prémio D. Dinis.
Marcações: Cultura