Museu de Alberto Sampaio inaugura exposição Ourives de Guimarães ao serviço de Deus e dos Homens
Pela primeira vez num único espaço poderá ser apreciado um conjunto significativo de pratas com marca de Guimarães, datadas dos séculos XVIII e XIX... É que o Museu de Alberto Sampaio inaugura, este sábado, a exposição Ourives de Guimarães ao serviço de Deus e dos Homens. Trata-se de uma mostra, que visa a identificação, o estudo e a divulgação da ourivesaria antiga de Guimarães, e que surge na sequência da publicação, em 2007, da obra Mestres Ourives de Guimarães e faz parte de um projecto de médio prazo que vem sendo levado a cabo por Manuela Alcântara, com o apoio do Museu.A Directora do Museu de Alberto Sampaio fala dos objectivos desta exposição.
Segundo Isabel Fernandes a maioria das peças não está normalmente acessível ao público, pelo que a exposição constitui uma ocasião única para se poder apreciar a qualidade estética e técnica das pratas antigas de Guimarães.
A inauguração está marcada para as 16 horas. As 97 peças expostas são provenientes de 16 localidades diferentes e foram cedidas por 43 proprietários distintos.
Refira-se que, mais tarde, pelas 18 horas, o Museu de Alberto Sampaio apresenta os lenços enamorados em bordado de Guimarães.
Marcações: Cultura