Requalificaçao do Balneário da Citânia inaugurado esta quinta-feira
A requalificação do balneário da Citânia de Briteiros vai ser inaugurada esta quinta-feira. A intervenção foi financiada pelo Programa Operacional da Cultura, na sequência de uma candidatura apresentada pela Sociedade Martins Sarmento. O balneário sul sempre esteve visível e visitável na Citânia de Briteiros, esclareceu o arqueólogo Gonçalo Cruz, ao justificar que as obras de valorização e consolidação decorreram da necessidade de proporcionar melhores condições de acesso, beneficiando a área envolvente.Na sequência da candidatura ao Programa Operacional da Cultura, a requalificação daquele espaço verificou-se em duas fases distintas. Numa primeira fase, durante o ano passado, foi efectuada uma intervenção arqueológica que consistiu no registo do edificado e da sua estrutura, bem como na realização de algumas sondagens, anotou Gonçalo Cruz. Este ano, nos meses de Julho e Setembro, essa abordagem foi complementada com as obras de valorização e conservação da zona, frisou.
De acordo com o arqueólogo, nesta segunda fase de implementação do projecto, foi substituída a vedação existente, foi disfarçada a sapata de cimento, alteou-se a topografia da envolvente do balneário, aproximando-a assim da original, alterada após o desaterro de 1930, colocou-se uma reconstituição do troço da caleira original, em ferro galvanizado, e semeou-se prado sequeiro em toda a envolvente directa.
A inauguração da intervenção realizada no balneário sul está marcada para as 16 horas,
na Citânia de Briteiros. Na cerimónia, terá lugar uma palestra em que será oradora a autora do projecto, arquitecta Teresa Costa, e Francisco Sande Lemos, Director Científico da Sociedade Martins Sarmento.
Marcações: Cultura