BIGGER: RockSchool Guimarães apresentou o seu primeiro espectáculo

images/BIGGER/2025/Janeiro/IMG_7031.jpg

Foi no passado sábado que o som das guitarras ecoou nas novas salas da RockSchool Guimarães, um projecto que promete revolucionar o ensino da música na Cidade-Berço.
As salas destinadas às aulas de música já estão equipadas, onde aliás já pudemos assistir ao primeiro concerto oferecido pelos alunos da escola, subordinado ao tema: «A Star is Born... RockSchool Guimarães Beginning!».
Durante o evento, não faltou animação, boa disposição, companheirismo entre músicos e bandas, e claro, muita música e rock and roll. Mas apesar da denominação RockSchool, esta escola está preparada para ensinar todos os estilos contemporâneos, desde jazz, pop, funk, música latina, e muito mais...

À frente do desafio RockSchool Guimarães, está Marco Lopes, também diretor-geral da RockSchool Porto, que com paixão e determinação nos contou como tudo começou.

“A Rock School Porto nasceu em 2009, através de uma parceria entre a Holland e a Caius, que trouxeram o método RockSchool para Portugal. Começámos na Jazz Academia de Música no Porto, mas foi em 2015 que criámos a marca RockSchool Porto como representação oficial do método no país” explicou.

Certificado pela RockSchool Londres

O método, reconhecido pela RockSchool em Londres, é o coração deste projecto. Os alunos recebem manuais e têm a oportunidade de realizar exames certificados, com examinadores britânicos que vêm a Portugal duas vezes por ano. "O programa vai desde o grau de iniciação, denominado 'debut', até ao grau 8. Além disso, temos um curso vocacional, que é um nível avançado com várias disciplinas, algo mais profissional”, esclareceu Marco, evidenciando a robustez da metodologia.

A ideia de revolucionar esta insígnia passa por conseguir implementá-la a nível nacional, com a pretensão de poder oferecer à comunidade a cultura da música. Criar um polo em Guimarães pareceu-lhes uma aposta certeira pela forte ligação que tem à música e ao rock em particular, pois existem muitas bandas deste estilo musical na Cidade-Berço. "É uma cidade culturalmente rica e, para nós, faz todo o sentido trazer o conceito da RockSchool Porto para cá”, partilhou.

O novo polo aposta no mesmo método e filosofia. A ideia é proporcionar aulas individuais de instrumentos como guitarra, bateria, baixo, teclado e voz, além de criar bandas, as quais denominam de ‘combos’. "Queremos que os alunos não só aprendam a tocar, mas que sintam a experiência de fazer parte de uma banda”, acrescentou.

Parceria com o Instituto Britânico de Guimarães para criar a RockSchool Guimarães

Foi em Setembro do ano transato que começaram a pôr a ideia em prática e para que este projecto ganhe cada vez mais solidez a parceria com o Instituto Britânico tem sido essencial. "As instalações estão devidamente equipadas, estamos a formar os professores locais, e a ideia é replicar o nosso modelo do Porto. Guimarães tem muito talento e queremos envolver a comunidade, até quem sabe convidar bandas locais para apadrinharem este projecto", lançou o repto com entusiasmo.

Mas há mais. Além das aulas e das bandas, a Rock School quer garantir que os alunos levam a música para fora da sala de aula. E também uma das vantagens de se associar à RockSchool Guimarães. Palcos como o Hard Rock Café e o Hard Club já foram experimentados pelos alunos desta academia, algo que muitas bandas nacionais ainda não conseguiram. "No Porto, temos parcerias com espaços culturais e organizamos eventos mensais para que os alunos subam ao palco. Queremos replicar isso em Guimarães. Este contacto com o público é essencial para eles sentirem o que é fazer parte de uma banda", garantiu.

Para aqueles que sonham em aprender música de forma única, a RockSchool Guimarães já abriu as suas portas no Instituto Britânico de Guimarães. “Aceitamos alunos a partir dos seis anos, sem idade limite. No Porto, já estamos a abrir horários pós-laborais, por isso quem sabe se isso não poderá também ser uma realidade em Guimarães no futuro,” ressalvou. Nesta escola os alunos começam por aprender um instrumento, mas podem trocar e aprender outros. Quando chegam a determinado nível passam a fazer parte dos elementos de uma banda. 

Em conversa com os pais dos alunos que estavam obviamente muito orgulhosos dos filhos, sentimos que estavam satisfeitos com os resultados da RockSchool. "Para além de ser uma escola que respira competência e profissionalismo, ainda incentiva os miúdos a abraçarem os estudos e a ter auto-confiança", disseram. Tal como praticam ballet ou futebol, a música é uma actividade extra curricular que oferece aos jovens competências e ferramentas fundamentais para a vida.    

Para quem quiser embarcar nesta aventura musical, basta dirigir-se ao Instituto Britânico de Guimarães na Praça de S. Tiago ou contactar a RockSchool Guimarães através das redes sociais. Porque na RockSchool, a música é mais do que notas, é uma experiência para a vida.

 

Imprimir Email