VÍDEO: BIGGER - RESINORTE abrange 35 municípios e serve uma população de cerca de um milhão de habitantes

images/BIGGER/2024/Novembro/EU6A2496.jpg

A RESINORTE é uma empresa dedicada à valorização e tratamento de resíduos urbanos na região norte-central de Portugal. Fundada em 2009, esta entidade gere um sistema multimunicipal que abrange 35 municípios e serve uma população de cerca de um milhão de habitantes. A sua missão centra-se na recolha seletiva, triagem, valorização e tratamento de resíduos, promovendo a sustentabilidade ambiental e o bem-estar social, ao mesmo tempo que assegura o cumprimento de normas legais rigorosas.

A empresa trabalha diariamente na valorização dos resíduos, separando os resíduos valorizáveis e dando o melhor destino aos resíduos indiferenciados, sempre com o objetivo de transformar resíduos em recursos. Desta forma, a RESINORTE promove a reciclagem e o reaproveitamento dos materiais para reciclagem e ainda, a produção de composto proveniente da fração orgânica do indiferenciado e recolha seletiva de biorresíduos para uso na agricultura, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental.

A actuação da RESINORTE inclui as operações de recolha seletiva, triagem, ecocentros, compostagem, valorização de materiais recicláveis e gestão dos aterros sanitários. A empresa também investe em projectos educativos e inovadores, como o «Mais Vidro, Mais Reciclagem», que visa aumentar a recolha selectiva de vidro através de tecnologias modernas e soluções práticas, com resultados significativos já alcançados em municípios como Guimarães e Vizela.

Com um compromisso com a inovação e sustentabilidade, a RESINORTE posiciona-se como referência no sector, almejando transformar resíduos em recursos, garantindo um impacto positivo no ambiente e na comunidade

Todos os anos, a empresa processa 400 mil toneladas de resíduos, dos quais mais de 65 mil toneladas de resíduos selectivos são valorizados. Operando com uma vasta infraestrutura que inclui mais de 6.200 ecopontos, 66 viaturas de recolha selectiva e 23 viaturas de transporte, a RESINORTE consolida-se como uma referência em gestão sustentável de resíduos.

Guimarães é um exemplo de sucesso

Guimarães é um exemplo de sucesso no trabalho desenvolvido pela RESINORTE. Com 717 ecopontos instalados, 7 circuitos diários de recolha selectiva e 2 circuitos porta a porta, o município apresenta uma crescente adesão à separação de resíduos. Este esforço resultou num aumento significativo face a 2023. Guimarães é também um caso de sucesso e pioneiro na implementação da recolha seletiva de biorresíduos.

Vidro: crescimento de 3,3%, o que corresponde a mais de 110 toneladas adicionais.

Papel/Cartão: crescimento de 10,2%, equivalente a mais de 301 toneladas extras.

Plástico/Metal: aumento de 12,7%, traduzindo-se em mais de 221 toneladas recicladas.

 

Estes números reflectem o empenho de cada vimaranense, que este ano reciclou, em média, 22 quilos de vidro, 214 quilos de papel/cartão e 13 quilos de embalagens de plástico e metal.

Para percebermos melhor o papel da RESINORTE e as suas áreas de actuação fomos falar com o engenheiro Rui Silva, Administrador Delegado da RESINORTE, que nos explicou que a região do Vale do Ave tem um peso circunstancial nas operações desta empresa. "Guimarães tem um papel muito relevante no trabalho da RESINORTE, especialmente devido à sua grande população e aos bons indicadores de recolha selectiva. O município contribui com uma quantidade significativa de resíduos recicláveis, como vidro, papel e embalagens plásticas. O aumento na recolha selectiva demonstra a consciência ambiental crescente da população vimaranense". Os Ecocentros têm também um papel preponderante na reciclagem e Guimarães tem dois no seu território. O ecocentro é uma instalação destinada à recolha selectiva de resíduos que não podem ser descartados nos ecopontos convencionais. "Os ecocentros são locais destinados à recolha de diversos tipos de resíduos que não podem ser colocados nos ecopontos, mas também são o destino de resíduos valorizáveis que podem ser depositados em maiores quantidades. Além dos materiais recicláveis convencionais, os ecocentros aceitam também outro tipo de resíduos como é o cado de móveis, madeira, eletrodomésticos, lâmpadas, pilhas entre outras tipologias de resíduos. A RESINORTE encarrega-se de encaminhar esses materiais para as entidades responsáveis pela reciclagem e reaproveitamento adequado", sublinhou. Em Guimarães, a RESINORTE reciclou em 2023 mais de 610 toneladas de madeira, cerca de 100 toneladas de eletrodomésticos e 3,5 toneladas de plásticos rígidos.

Com o esforço conjunto da Resinorte e dos cidadãos, é possível caminhar para um futuro mais sustentável e ambientalmente responsável. A responsável pela Comunicação e Sensibilização Ambiental na RESINORTE, Marisa Lima, revelou quais as estratégias da empresa para incentivar a população a separar o lixo. "A RESINORTE tem como objectivo incentivar a separação de resíduos através de diferentes canais de comunicação, como redes sociais, sites e órgãos de comunicação locais. A empresa investe em campanhas como o programa Ecovalor, direcionado a instituições de ensino e outras organizações, para sensibilizar a população sobre a importância da separação do lixo e o impacto ambiental positivo que isso gera". Toda a comunidade pode contribuir para ajudar as instituições que colaboram com a RESINORTE através do projecto «Toneladas de Ajuda», que permite que cidadãos ajudem instituições como as IPSS ao entregarem embalagens recicláveis. "Em troca, essas instituições recebem uma contrapartida financeira que pode ser usada para adquirir equipamentos ou terapias importantes. Qualquer pessoa pode participar, levando as embalagens a uma central de triagem ou entrando em contacto com a empresa para saber onde entregar", alertou. A RESINORTE dispõe da Linha da Reciclagem, um serviço gratuito e nacional (800 911 400), através do qual qualquer cidadão pode obter informações sobre a gestão de resíduos. O serviço esclarece dúvidas sobre o destino de diferentes tipos de resíduos, como electrodomésticos ou lâmpadas, e também pode indicar o ecocentro mais próximo.

O Papel do Cidadão é Fundamental

A participação da população é imprescindível para alcançar as metas ambientais. A Linha de Reciclagem (800 911 400) está sempre disponível para esclarecer dúvidas e orientar sobre a melhor forma de separar e destinar resíduos.

Campanhas de Sensibilização e Parcerias

Para promover uma cultura de reciclagem, a Resinorte implementou campanhas de comunicação inovadoras e colabora com parceiros locais:

Toneladas de Ajuda: incentiva a separação de resíduos em prol de instituições de solidariedade social, sem fins lucrativos.

Ecoeventos e Programa Ecovalor: mobilizam comunidades para ações de sustentabilidade ambiental.

Parcerias como o Laboratório da Paisagem e Grupo de Trabalho Let's Go Circular.

Subscrição do Pacto Climático de Guimarães 2030, reforçando o compromisso com a neutralidade carbónica.

Imprimir Email