Íris Novais Araújo descobriu que tinha diabetes aos seis anos e apesar das dificuldades de aceitação hoje é uma menina feliz
Receber o diagnóstico de diabetes em criança é como ser apresentado a um novo mundo repleto de desafios inesperados. No Dia Mundial da Diabetes, que se celebra a 14 de Novembro, reflectimos sobre a coragem das famílias e a força dos pequenos guerreiros que enfrentam esta condição com um sorriso.
A história de Íris Araújo, uma menina que foi diagnosticada com diabetes tipo 1 aos 6 anos, é uma jornada repleta de desafios e superações. Quem partilha essa experiência é a mãe, Ângela Novais, que acompanhou cada passo dessa trajectória difícil e transformadora. Desde que receberam a notícia passaram por vários processos. Desde a aceitação, educação, adaptação, superação, conquistas, entre outros. Claro que a condição da pequena Íris teve impacto na dinâmica familiar.
A história começou de maneira alarmante. Após várias idas e vindas dos médicos e hospitais sem detectar a doença, a indefesa Íris emagreceu cerca de 10 quilos e começou a ficar mais calada e retraída, algo que não era nada comum. Perante o cenário, regressaram ao médico e após uma semana de observação, a equipa médica confirmou o que ninguém queria ouvir: a Íris tem diabetes tipo 1. A notícia foi um verdadeiro balde de água fria e a mãe lembra-se do momento com clareza.
Conheça a história da pequena Íris na BIGGERmagazine de Novembro!