Hospital da Luz Guimarães oferece equipamento salva-vidas a duas escolas do Concelho

 images/BIGGER/2024/Outubro/Escola_-_Secundria_Martins_Sarmento_e_Colgio_do_Ave_DAE_25out.jpg

O Hospital da Luz Guimarães ofereceu esta manhã desfibrilhadores automáticos externos (DAE) a duas escolas da cidade, numa iniciativa que contou com a presença da vereadora da  Educação e Saúde do Município de Guimarães, Adelina Paula Pinto, da directora geral do HLG, Ana Abreu, do director de serviço de medicina interna / cuidados intensivos / atendimento urgente de adultos do HLG, Jorge Gomes da Silva, e da enfermeira directora do HLG, Teresa Moura. 

Os equipamentos foram oferecidos à Escola Secundária Martins Sarmento, pelas 11h30, e ao Colégio do  Ave, às 12h30, no âmbito do projecto «Para uma escola mais segura - Juntos vamos salvar vidas», que tem  estado a ser desenvolvido pela rede Hospital da Luz em escolas de todo o país. 

Os colaboradores das escolas de Guimarães já estão a receber formação específica em manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) com recurso a DAE, dada por equipas do Hospital da Luz Guimarães em  parceria com a empresa Femédica. Na sequência desta iniciativa, e no âmbito do mesmo projecto, o Hospital  da Luz Guimarães vai iniciar, nestas escolas, formação em Suporte Básico de Vida aos alunos, professores e outros colaboradores, fornecendo assim ao meio escolar ferramentas básicas para ajudar a salvar vidas. 

A paragem cardiorrespiratória constitui uma das principais causas de morte em todo o mundo e as  manobras de SBV e o recurso a desfibrilhadores automáticos externos aumentam substancialmente a  probabilidade de sobrevivência das vítimas, quando iniciadas nos primeiros minutos após a paragem cardíaca. 

 

Imprimir Email