BIGGER: O Apoio Integral ao Desenvolvimento no Regresso às Aulas para Crianças e Jovens

images/BIGGER/2024/Outubro/asdd.jpg

Com o regresso às aulas, muitas famílias voltam a enfrentar desafios relacionados com o desenvolvimento escolar e social das crianças e adolescentes. As lacunas no desenvolvimento – sejam estas de comunicação, habilidades motoras ou bem-estar emocional – podem impactar significativamente o desempenho académico e a qualidade de vida dos jovens. Para garantir que cada jovem tenha o apoio necessário para um progresso saudável e bem-sucedido, podem ser recomendados tratamentos especializados nas áreas da Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Psicologia.

A Terapia da Fala é fundamental para crianças e adolescentes que enfrentam dificuldades nos diversos domínios da comunicação e aprendizagem. Alterações como perturbações da linguagem, dos sons da fala, disfluência, entre outros podem impactar negativamente o desempenho escolar, nomeadamente a aprendizagem da leitura e escrita, sendo importante realçar que as competências linguísticas são fundamentais para a aprendizagem. “A intervenção especializada nesta área, tem como objetivo desenvolver e aprimorar as capacidades linguísticas e de aprendizagem proporcionando aos jovens as ferramentas necessárias para a aprendizagem e interação social”, diz a terapeuta Catarina Cunha, da Clínica de Reabilitação de Guimarães (CRG).

A terapia ocupacional desempenha um papel crucial no regresso às aulas, ajudando crianças e jovens a desenvolverem competências essenciais para o sucesso académico e social. Através de intervenções personalizadas, os terapeutas ocupacionais promovem a autonomia, o foco e a organização, que contribuem para uma transição mais tranquila e eficaz em todos os contextos, incluindo o escolar. Para a terapeuta Bianca Ferreira, da CRG, “vejo diariamente como a nossa intervenção pode capacitar as crianças para um melhor desempenho nas várias atividades significativas, quer na idade pré-escolar, como na idade escolar. Uma intervenção precoce garante melhores resultados no desempenho ocupacional”.

O regresso às aulas pode ser um período de ansiedade e stress para muitos estudantes. A Psicologia desempenha um papel fundamental, ajudando a garantir que o retorno ao ambiente escolar seja uma experiência positiva e equilibrada. Este período de transição pode ser desafiador para muitas crianças, originando sentimentos de ansiedade, medo, ou até mesmo insegurança, especialmente após longas pausas, como as férias escolares. Segundo Inês Monteiro, psicóloga da CRG, “neste regresso às aulas é fundamental apoiar o equilíbrio emocional das crianças, potenciando, assim, a aprendizagem e um desenvolvimento saudável”.
Investir na saúde e no desenvolvimento das crianças e dos jovens é essencial para garantir o sucesso escolar e pessoal. Diagnosticar os problemas e procurar tratamentos especializados, ajudará os jovens a enfrentarem os desafios do regresso às aulas com mais segurança e confiança, minimizando eventuais constrangimentos ao longo do ano e promovendo um crescimento saudável e equilibrado.

Catarina Cunha (Terapeuta da Fala, C-073099171)
Bianca Ferreira (Terapeuta Ocupacional, C-072460180)
Inês Monteiro (Psicóloga, 29076)

 

Imprimir Email