Cristiana Marques tem paralisia cerebral e é uma lutadora

images/BIGGER/2024/Outubro/EU6A7858.jpg

Há histórias que nos acrescentam e pessoas que nos inspiram. A Cristiana Marques e a sua luta são um exemplo de coragem, valentia, resiliência e superação, quando muitas vezes a vontade era desistir. Quando achamos que o mundo desabou sobre as nossas cabeças, o melhor é ouvir testemunhos como o desta lutadora. Talvez ajude!

No Dia Nacional da Paralisia Cerebral, celebrado a 20 de Outubro, é impossível não pensar em pessoas como ela. Uma mulher cuja história de vida se transformou numa poderosa voz pela inclusão e pela igualdade. Nascida com paralisia cerebral, não apenas enfrentou os desafios físicos impostos pela condição, mas também os preconceitos e as barreiras sociais que ainda atingem muitas pessoas com deficiência. O que a distingue é a sua força inabalável, uma resiliência que transcende a sua condição física e ilumina cada desafio que se coloca no seu caminho. A sua infância foi travada aos cinco anos por inúmeras cirurgias que duraram até aos 17 anos. As cicatrizes que carrega no corpo são bem visíveis, mas é sinal que valeram a pena.

Para Cristiana, este dia é mais do que uma simples celebração, é uma oportunidade de reflexão, sensibilização e, sobretudo, de dar voz a uma comunidade muitas vezes invisibilizada.

 

Imprimir Email