Nelson Teixeira é o treinador de atletismo do Vitória que formou um grupo de campeões

images/BIGGER/2024/Agosto/EU6A3065.jpg

Mais de 20 títulos nacionais e 100 regionais. Parecem-me excelentes números para tentarmos perceber qual é o segredo do sucesso. Trabalho de equipa é a chave, mas não é o suficiente para chegar, ver e vencer. Mais à frente contamos-lhe a fórmula do sucesso dos 16 campeões que constituem a equipa de atletismo do Vitória Sport Clube. 

Nelson Teixeira, 48 anos, é o treinador. Um homem que sente uma paixão imensa pelo Desporto, em particular pelo atletismo. "Estou no Desporto há muitos anos. Já fui praticante de handebol, director desportivo de futebol e agora sou treinador de atletismo", contou Nelson, que começou a sua jornada desportiva aos 12 anos. A paixão pelo desporto, segundo ele, veio naturalmente.

Nelson praticou handebol até aos 28 anos. Inicialmente jogou no Coelima, a equipa da zona onde residia, e depois passou para o Xico de Holanda. Quando deixou de jogar, manteve-se ligado ao Desporto, assumindo o papel de director desportivo no Pevidém. Posteriormente, decidiu aprofundar os seus conhecimentos e tirou a licenciatura em Ciências do Desporto, com uma especialização em atletismo. "Quando comecei a estudar, percebi que o atletismo é a base de todas as outras modalidades", referiu.

Há 10 anos envolvido no atletismo, Nelson está há quatro no Vitória. Quando ingressou no projecto, a equipa contava apenas com oito miúdos, mas agora já são dezesseis, a maioria raparigas.

O treinador reconhece que é difícil viver do atletismo a nível profissional, dado ser uma modalidade amadora com poucos patrocínios e apoios. "Temos miúdos que já representaram a Seleção Nacional e foram classificados para os europeus, mas mesmo assim não conseguem tirar rendimento da modalidade. Noutra modalidade, provavelmente já seriam profissionais."

Viaje com a BIGGERmagazine de Agosto nesta entrevista e conheça este grupo de campeões!

 

Imprimir Email