César Rivas é um médico alergologista que transforma vidas

images/BIGGER/2024/Julho/EU6A2047.jpg

Se, tal como acontece comigo, este ano as alergias estão a atacá-lo, bem vindo ao clube. Nunca tinha passado pela experiência e nunca me ocorreu que fosse tão incómodo. Já tinha ouvido alguns relatos de pessoas que padecem desta condição, mas é bem pior do que imaginei, e eu só tenho dois dos sintomas comuns: comichão constante no nariz e pingo permanente que mais parece uma torneira aberta. Mas há quem tenha comichão na garganta, dores de cabeça, olhos vermelhos e inchados, entre outros.  

O Dia Mundial da Alergia celebra-se a 8 de Julho. A data, escolhida pela Organização Mundial da Saúde, visa alertar as pessoas sobre a importância do tratamento das alergias, visto que em certos casos as alergias podem provocar a morte.

As alergias mais comuns em Portugal são as alimentares e as respiratórias provocadas pelos pólens, ácaros, fungos, pêlos de animais, entre outros.

Nos adultos, as alergias alimentares mais frequentes são aos peixes, mariscos e certas frutas. Nas crianças, as alergias alimentares mais comuns são as proteínas do leite de vaca, mariscos e ovos.

As alergias alimentares manifestam-se com comichão e inchaços nos lábios, vómitos, diarreia, pele irritada e rouquidão. As alergias respiratórias provocam espirros, falta de ar, coriza, tosse, comichão nos olhos e dores de cabeça e nariz entupido. Já as alergias a medicamentos podem provocar náuseas, vómitos ou dificuldades respiratórias. Estima-se que metade dos europeus sofrem de alergias, um terço são crianças. Sabia que um lençol pode conter um milhão e meio de ácaros, mas deixar a cama por fazer cerca de meia hora é suficiente para os matar?!

Em Portugal, as doenças respiratórias são responsáveis por 15 milhões de dias anuais de baixa médica, cinco milhões de consultas e 1,8 milhões de idas às urgências. Para sabermos um pouco mais sobre esta patologia que afecta tanta gente, fomos ao encontro do médico especialista em imunoalergologia geral de adultos e crianças, César Rivas, no Hospital da Luz. Licenciado em Medicina e Cirurgia há 36 anos e com grau de especialista em Imunoalergologia há 25 é ainda Master em Imunologia e Alergia Infantil desde a mesma altura. 

Fique a saber quais os conselho do especialista César Rivas na BIGGERmagazine de Julho!

Ordem dos Médicos nº 39809

 

Imprimir Email