VÍDEO - BIGGER: 47ª Confraternização Ponte a São Torcato contou com centenas de participantes
A 47º confraternização da iniciativa «Ponte a S. Torcato» contou com a presença de muitas centenas de participantes. São já muitos os amantes de passeios em bicicleta que fazem questão de integrar este convívio organizado pela Junta de Freguesia de Ponte com o apoio do Município. Sob o mote «Ponte Não Pára», este evento tem como finalidade sensibilizar a população para o uso de um meio de transporte eficiente para o meio ambiente e promover um estilo de vida saudável. Este é mais um gesto que fomenta uma Guimarães mais verde e mais um passo para alcançar o estatuto de Capital Verde Europeia.
Perto das 11 horas começaram a chegar os primeiros participantes que se apresentaram junto à Igreja paroquial e a maioria carregava consigo o farnel. Os ciclistas saíram de Ponte às 13 horas em ponto em direcção a S. Torcato para dar início ao trajecto habitual.
O percurso foi animado por um trio elétrico que transportava o Presidente da Junta de Ponte, Sérgio Castro Rocha, o Presidente do Município, Domingos Bragança e o Vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva que no caminho iam cumprimentando os populares que paravam para assistir à passagem das bicicletas.
Domingos Bragança considera que o evento de ano para ano tem trazido cada vez mais pessoas das localidades vizinhas, "o que espelha a dimensão desta confraternização. É bom perceber que as pessoas aderem a este tipo de convívio, que é o resultado de um esforço muito grande e que envolve muitos recursos humanos, porque traduz aquilo que queremos para Guimarães... uma cidade mais verde, mais ecológica, mais sustentável, e ao mesmo tempo as pessoas divertem-se com isso. É fantástico!", rematou.
Sérgio Castro Rocha mostrou-se satisfeito com a cada vez maior adesão de participantes. "Esta pode muito bem ser uma festa de interesse municipal. Temos vindo a conquistar mais pessoas e as habituais passam o ano a falar deste evento, sempre com a ansiedade de ver chegar o dia do convívio. Também é gratificante perceber que o trabalho da freguesia de Ponte junta os vimaranenses em prol de um bem maior: a consciencialização para uma cidade ecofriendly", frisou.
Certifica-se de que este evento traz vitalidade à freguesia e à cidade, e tem o objectivo de transformar este encontro numa referência.
Paulo Lopes Silva que este é "um dos eventos culturais que junta mais vimaranenses e que todos os anos agrega cidadãos de outras cidades, o que projecta Guimarães para um patamar superior", sublinhou.
A música que soava do autocarro panorâmico não deixava ninguém indiferente e divertiu todos os que se juntaram a esta festa de diferentes maneiras. Pelo meio dos ciclistas também se vislumbraram alguns animadores com o intuito de arrancar sorrisos e gargalhadas. Depois de duas horas de pedaladas chegaram a São Torcato e foi altura do piquenique que deu lugar a um descanso merecido antes de começar o caminho de volta. Durante a pausa houve tempo para algumas palavras dos responsáveis do evento que aproveitaram para agradecer às diversas entidades que apoiaram a iniciativa, nomeadamente, à Câmara Municipal de Guimarães e à Irmandade e Junta de S. Torcato e anunciar os sorteios.
A bicicleta mais original teve direito a um prémio da Decathlon de 50 euros. Houve ainda um sorteio de uma bicicleta para os participantes masculinos e femininos até aos 12 anos e outro sorteio de uma bicicleta para os ciclistas em geral.
Cumpridos os cerca de 30 quilómetros que separam as vilas de Ponte e S. Torcato os participantes estavam satisfeitos e garantiram que para o ano é para repetir.
Tudo começou em 1975, mas durante alguns anos foi interrompida. Porém, desde 2014 que está de volta esta confraternização. Para o ano há mais, porque «Ponte Não Pára»!