BIGGER: Quarto das Artes: Um espaço para a expressão criativa

images/BIGGER/2024/Maio/1712752871520.jpg

É um oásis para qualquer amante de arte. Falo do novo spot dedicado à pintura, ao artesanato, à música, às artes plásticas, entre outros. O «Quarto das Artes» vai levá-lo a viajar até ao mundo de vários artistas e, se tem algum talento, pode mesmo passar a ser a sua montra. Este espaço dá lugar à imaginação e à criatividade e até lhe oferece um novo lar. Este é mais do que um espaço de exposição de obras. É um refúgio para os aficionados da arte, um local onde as cores ganham vida e as formas ganham significado. Com uma colecção diversificada e cuidadosamente seleccionada, oferece uma experiência única de descoberta e inspiração. De pinturas a esculturas, da música ao vestuário artesanal, cada peça conta uma história à espera de ser apreciada na sua plenitude. Independentemente de ser um coleccionador ávido ou um apreciador casual, o «Quarto das Artes» é um conceito inovador na região pensado por dois jovens vimaranenses que partilham a paixão pelo mundo das artes. Diogo Faustino tem 28 anos, e Lucas Abreu 27. Ambos são artistas multifacetados, e exploram várias formas de expressão artística. Diogo dedica-se à pintura e à fotografia, enquanto Lucas mergulha na música, na produção musical e no ensino.

Corporizado o sonho

Destinados a unir os seus talentos, abriram uma loja que se tornou um verdadeiro centro de arte em Guimarães. Este local tornou-se um santuário para ambos, uma vez que foi o realizar de um sonho antigo. Este espaço apresenta uma galeria diversificada e um atelier onde a criatividade flui.

A diversidade artística é uma marca deste espaço, onde esculturas, quadros e outras expressões artísticas estão presentes de forma variada e equilibrada. “Podem encontrar aqui todo o tipo de arte”, revelaram. Além disso, aceitam encomendas personalizadas, proporcionando aos clientes a oportunidade de possuírem peças únicas e exclusivas.

Embora inicialmente tenham convidado alguns artistas para expor na galeria, o objectivo é abranger uma ampla gama de talentos, desde artistas locais até talentos de todo o País e até mesmo internacionais. “O nosso objectivo é abrangermos o máximo de artistas que conseguirmos”, contaram.
Para aqueles que desejam apresentar as suas próprias obras, brevemente será lançada uma 'open call', permitindo que artistas interessados submetam as suas criações para uma avaliação.

A motivação por trás deste projecto foi a procura por algo novo e a vontade de trazer para Guimarães uma ideia original, unindo música e artes visuais de uma forma única na cidade. “Surgiu a ideia de trazer para Guimarães um conceito que já existe noutras cidades, mas que não existe aqui”, acrescentaram.
No âmbito da música, o espaço dispõe de uma variedade de aulas de instrumentos, dando especial atenção a uma abordagem personalizada que se adapta às necessidades de cada aluno. O espaço Quarto das Artes promove, também, cursos de formação para DJ, incluindo mixagem, masterização e outras áreas relacionadas à indústria musical.

Projecto bem recebido pela Cidade

A recepção inicial tem sido positiva, com uma adesão surpreendente, especialmente considerando o contexto da cidade. “Não estávamos à espera na verdade, tendo em conta a cidade em que estamos”, relataram. O nome foi escolhido para transmitir a ideia de um espaço acolhedor, onde as pessoas possam sentir-se à vontade para explorar novas experiências artísticas.
Para os fundadores, Diogo e Lucas, o espaço tornou-se mais do que um local de trabalho, é um lugar onde se sentem confortáveis e inspirados todos os dias. "É isso que queremos oferecer às pessoas, queremos acima de tudo que se sintam em casa", concluíram.

Visite na Praceta D. João IV em Guimarães onde cada obra é uma porta para a sua própria narrativa criativa.
Instagram: oquarto.dasartes

 

Imprimir Email