Idriss Zahri é professor de Língua Árabe

images/BIGGER/2023/Dezembro/IMG_6108.jpg

Em todo o mundo existem 7139 idiomas diferentes, porém, apenas 23 cobrem mais de metade da população mundial. 3018 estão perto da extinção. Fica o exemplo de Taushiro (Peru), Tetawo (Ilhas Salomão), Njerep (Nigéria), Ongota (Etiópia), Khanty o Hanti (Sibéria), Dampelas (Reino Unido), Volow (Vanuatu), que são apenas alguns deles. Um estudo recente, realizado o ano passado, mostra que no top 10 das línguas mais faladas no mundo encontra-se a Língua Portuguesa, que ocupa a posição número nove, mas na sexta posição encontra-se a Língua Árabe, que é celebrada anualmente a 18 de Dezembro.  

A data foi estabelecida pela UNESCO em 2010 com o objectivo de celebrar o multilinguismo, a diversidade cultural e promover o uso igualitário das seis línguas oficiais dentro da organização.

Foi escolhido o dia 18 uma vez que a Assembleia Geral aprovou o idioma como língua oficial da ONU a 18 de dezembro de 1973.

Com 274 milhões de falantes (nativos e não-nativos), o Árabe é uma das línguas mais faladas do mundo. É o idioma oficial de 22 países, nomeadamente, Médio Oriente, Sudoeste Asiático e Norte de África. Falada em 58 países, esta língua que se lê da direita para a esquerda, surgiu no século VI.

Ela teve uma grande influência sobre as pessoas espalhadas por todo o mundo, com a maioria dos países no mundo a usar oficialmente o sistema numérico árabe. Devido às inúmeras guerras travadas, especialmente na Idade Média, a língua Árabe foi uma importante fonte de vocabulário para muitos idiomas europeus e não europeus.

O Árabe é ainda a língua litúrgica do Islamismo, na qual o Corão foi escrito. Actualmente é uma língua menos usada institucionalmente, devido ao uso universal da língua inglesa e cada vez mais da espanhola. Não obstante isso, comercialmente todas as línguas são válidas para a realização de negócios. 

Saiba mais na BIGGERMagazine de Dezembro!

 

Imprimir Email