BIGGER: Espetáculo multimédia «Arte no Jardim: Monet & Klimt» em Guimarães vai ser prolongado até ao final de Setembro
A experiência luminosa vai permanecer em exibição no jardim do Museu de Alberto Sampaio por mais duas semanas, com bilhetes a 7euros.
«O Beijo», de Gustav Klimt, ou «Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios d'Água», de Claude Monet, são apenas algumas das obras que integram «Arte no Jardim: Monet & Klimt», o primeiro espetáculo multimédia desenvolvido para o jardim do Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães. A iniciativa será prolongada além da data de fim inicialmente prevista (17 de setembro), continuando, até dia 29 de setembro, a trazer arte, luz e poesia em movimento ao exterior do Museu que José Saramago descreveu como merecedor de “todas as visitas, e o visitante faz jura de cá voltar de todas as vezes que em Guimarães estiver”.
“Arte no Jardim: Monet & Klimt”, desenvolvido pelo ateliê criativo OCUBO em parceria com o Museu de Alberto Sampaio, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Direção Regional da Cultural do Norte, transforma o jardim e a fachada lateral do Museu, junto à muralha, num anfiteatro natural onde se celebra, com todos os sentidos, a vida e obra de dois grandes mestres da pintura: Claude Monet e Gustav Klimt. Naquelas que serão as últimas semanas para assistir ao espetáculo luminoso ao ar livre, os bilhetes terão, excecionalmente, o custo único de 7€.
Na envolvente do jardim, é possível vivenciar um ambiente alusivo ao Jardim de Giverny de Monet, com árvores iluminadas a remeterem também para a Árvore da Vida de Klimt. «Quando vier a Primavera», de Alberto Caeiro, e «Húmus», de Raul Brandão, ecoam no espaço pelas vozes dos atores vimaranenses Inês Lago e João Ventura, acompanhadas por melodias luminosas que precedem a projeção, em cada entalhe da arquitetura da lateral do Museu, das maiores obras de cada um dos dois célebres pintores.
De acordo com Edoardo Canessa, produtor executivo do ateliê OCUBO, “nesta iniciativa, a tecnologia é a ponte entre o público e o universo artístico de Claude Monet e Gustav Klimt, convidando a uma vivência ainda mais impactante, pessoal e emotiva do seu legado e das suas obras, sentindo o movimento do seu traço, as suas influências, as suas experiências. Todo o espetáculo é indissociável do jardim, do Museu e da própria cidade, para os quais foi concebido, e cuja importância histórica e cultural exalta. Esperamos, com o prolongamento da experiência, proporcionar a ainda mais visitantes e vimaranenses a possibilidade de (re)viverem este emblemático espaço de uma forma inovadora, intimista, e ainda mais próxima”.
Nascido a 14 de Novembro de 1840, em Giverny, Claude Monet assume-se como um dos maiores vultos da Escola Impressionista, cuja obra “Impressão, Nascer do Sol” viria a originar o nome do movimento. Já o pintor simbolista Gustav Klimt, nascido a 14 de Julho de 1862, em Baumgarten, destacou-se no seio do movimento Art Nouveau, tornando-se um dos seus principais representantes, assumindo-se também como um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena.
“Arte no Jardim: Monet & Klimt” estará disponível de terça-feira a domingo, entre as 21h00 e as 22h30. Os bilhetes custam 7 euros, com entrada gratuita para crianças até aos 5 anos, e podem ser adquiridos através da plataforma www.portugalagenda.com.