Empresários vimaranenses juntaram-se para ajudar ucranianos
O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de Setembro.
Esta iniciativa mundial foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em Setembro de 1982.
Em 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de Setembro como o Dia Internacional da Paz.
A comemoração tem como objectivo a sensibilização para a necessidade da paz no mundo e promover actos que tenham como resultado, entre outros, o fim dos conflitos entre povos, o cessar-fogo e a consagração da paz mundial.
No dia 1 de Janeiro celebra-se também o Dia Mundial da Paz, uma data criada pela Igreja Católica.
Para assinalar a data há quem coloque bandeiras brancas nas varandas, faça donativos, também é muito comum a partilha da música Imagine de John Lennon, nas redes sociais. A BIGGERmagazine, decidiu em jeito de agradecimento, partilhar com os seus leitores a aventura de alguns empresários vimaranenses que criaram a iniciativa «Guimarães For Peace», em português, Guimarães Pela Paz em 2022. Tivemos acesso ao diário de bordo desta ajuda humanitária por parte de 13 missionários, 10 empresários, duas interpretes e uma enfermeira, ao povo ucraniano com destino à Polónia.
Já ouvimos vários testemunhos de famílias que se refugiaram em Portugal e que mesmo estando cá continuam a sofrer, porque a maioria deixou lá familiares. Assim aconteceu com Daria Hrytsenko, 31 anos, que veio com as duas filhas, Zlata e Milana, de seis e um ano.
Conheça as histórias na BIGGERmagazine de Setembro!