Ante-estreia de «Arte no Jardim: Monet e Klimt» realizou-se com a presença do Vereador da Cultura

images/BIGGER/2023/Julho/IMG_20230629_213725.jpg

O Museu de Alberto Sampaio foi ontem palco da ante-estreia do espectáculo de cor e luz dedicado aos pintores Oscar-Claude Monet e Gustav Klimt.

Intitulado «Arte no Jardim: Monet e Klimp», o espectáculo multimédia foi realizado ao livre, e vai estar patente até ao dia 17 de Setembro. A ante-estreia contou com a presença da directora do Museu Alberto Sampaio, Isabel Fernandes, que referiu a singularidade daquele espaço para receber um espectáculo daquela natureza. "É uma exibição de arte muito particular que requer um ambiente condizente com o tema e pelo tipo de composição tem de ser à noite. O MAS pareceu-me o local perfeito para a apresentação de algo com estas especificidades e o museu à noite tem mais encanto", acrescentou. O vereador da cultura, Paulo Lopes Silva, também marcou presença e agradeceu a escolha de Guimarães para a exibição do espectáculo. "É uma grande honra receber esta forma tão singular de apresentar as obras de Monet e Klimt e quero felicitar a organização pelo trabalho criativo que vai dar uma nova vida à noite vimaranense", concluiu.

A partir de hoje as noites de Guimarães vão encher-se de luz, arte, música e poesia em movimento, através da experiência luminosa impressa nas obras de Monet & Klimt.
Este é oprimeiro espectáculo multimédia ao ar livre a ser desenvolvido para o Museu Alberto de Sampaio que consiste numa celebração da obra e da vida dos pintores Claude Monet e Gustav Klimt, e numa forma inovadora de viver e ocupar o Jardim.

«Arte no Jardim: Monet & Klimt» transforma o espaço natural que ocupa e a fachada do Museu em telas vivas, onde as obras mais emblemáticas e o percurso existencial de Monet e Klimt ganham uma nova expressão e uma dimensão multissensorial, proporcionando uma experiência imersiva, que envolve todos os sentidos, e onde é possível, mais do que ver, viver mais profundamente o legado de dois génios.

O espetáculo inicia-se com uma alusão ao adorado Jardim de Giverny de Claude Monet, com esculturas florais gigantes a iluminarem-se ao som de Chopin, e acompanhando a declamação do poema «Quando vier a Primavera», de Alberto Caeiro. De seguida, inicia-se uma reinterpretação artística do legado impressionista de Monet na fachada lateral do Museu, através do recurso à tecnologia de video mapping.

Após este primeiro momento, os visitantes mergulham na intimidade e na arte romântica de Gustav Klimt, partindo de uma alusão à sua «Árvore da Vida». As árvores do jardim iluminam-se ao ritmo de Ludovico Einaudi, enquanto é declamado um excerto do texto do livro «Húmus» de Raul Brandão. Após esta emotiva homenagem, segue-se uma viagem pelo universo artístico do pintor austríaco, tendo como fio condutor a sua pintura mais emblemática: O Beijo.

Além de celebrar dois mestres da Arte, este espectáculo assume-se também com um hino à cidade e ao seu legado histórico e cultural, evocando Raul Brandão, ícone cultural incontornável de Guimarães, e com a declamação dos poemas a cargo dos actores vimaranenses Inês Lago e João Ventura.

«Arte no Museu: Monet & Klimt» assume-se como a primeira experiência desenvolvida pelo ateliê OCUBO na Cidade-Berço, surgindo no âmbito do aclamado espetáculo imersivo «Impressive Monet & Brilliant Klimt», que conta já com um total de mais de 120 mil visitantes nas Immersivus Gallery Porto e Lisboa.

«Arte no Jardim: Monet & Klimt» pode ser visitado às 21h30, 22h00, 22h30 e 23h00, de terça-feira a domingo. A experiência tem uma duração de 30 minutos.
Os bilhetes têm um custo de 9 euros para o público em geral, e 8 euros para residentes da cidade de Guimarães, sendo a entrada gratuita para crianças até aos 5 anos. Existe também a possibilidade de adquirir um bilhete combinado para a visita à exposição e à iniciativa «Museu à Noite», por 9,5 euros para visitantes e 8,5 euros para residentes.
Os bilhetes podem ser adquiridos online através da plataforma PORTUGALAGENDA.COM ou na bilheteira local.

 

Imprimir Email