José e Nuno Miranda: presidência do Grupo Cultural e Recreativo de Barco passou de pai para filho após 38 anos

images/BIGGER/2023/Julho/IMG_8837.jpg

O Grupo Cultural e Recreativo de Barco (GCRB) foi fundado em Março de 1973 quando um grupo de jovens activo na comunidade se juntou e decidiu criar esta associação de enorme prestígio vimaranense. O objectivo dos fundadores era animar as actividades culturais e desportivas destinadas à população da freguesia de S. Cláudio de Barco, algo que até hoje os distingue.
A Associação foi oficializada em Março de 1976, assumindo os desígnios do GCRB, José Freitas Antunes a quem José Miranda tece rasgados elogios pelo trabalho desenvolvido e pela dedicação à causa.
A sede da Associação, localizada na rua da Liberdade em Barco, foi inaugurada em 1995 já com a liderança de José Miranda. O GCRB pretende fomentar com sucesso todas as actividades destinadas aos jovens e à população em geral, procurando a máxima satisfação das mesmas. A vontade do GCRB é conseguir organizar iniciativas cada vez mais aliciantes e adaptadas a todas as gerações.
Este grupo destaca-se também pela fanfarra que foi criada aquando da fundação da Associação. Actualmente, é constituída por mais de cinco dezenas de elementos entre os 5 aos 45 anos de idade.

Há 38 anos que José Miranda de 64 assumia a presidência do GCRB. Passou a pasta ao filho Nuno Miranda, de 20 anos, que já era o vice-presidente. Agora os papéis inverteram-se e a tomada de posse realizou-se no passado mês de Maio numa cerimónia emotiva. O pai esclareceu que esta ligação ao associativismo aconteceu muito cedo. "Era ainda muito jovem". Em 1986 assumiu a presidência da associação para substituir o presidente que teve de desistir do cargo por motivos de força maior. No ano seguinte foi eleito unanimemente presidente. Até aí exerceu a função de delegado de desporto e ainda de vice-presidente. Tem sido uma longa caminhada. O Grupo cresceu imenso, mas isso só foi possível devido a muitos sacrifícios dos elementos que fazem parte deste projecto.

Entrevista na íntegra na BIGGERmagazine de Julho!

 

Imprimir Email