Hélder Leite é o presidente da associação «Movimento de Valorização do Autocaravanismo Consciente e Itinerante»
O Autocaravanismo tem-se desenvolvido na Europa desde os anos 60. Porém, há cerca de 20 anos tem sido mais explorado. É uma forma diferente e interessante de passear. Consegue levar a 'casa às costas', não gasta dinheiro na estadia, pode fazer as refeições de forma económica uma vez que as autocaravanas dispõem de espaço para cozinha, estaciona onde quer salvo raras excepções e a comodidade e conforto são semelhantes às de um hotel cinco estrelas. Este formato híbrido, tem captado cada vez mais adeptos, embora este tipo de turismo tem regras, que devem ser cumpridas. Foi este um dos motivos que levou Hélder Leite e um conjunto de pessoas a fundarem a Associação «Movimento de Valorização do Autocaravanismo Consciente e Itinerante».
A MOVACI pode desempenhar vários papéis importantes. Em primeiro lugar, pode servir como uma voz unificada para os autocaravanistas, representando os seus interesses junto às autoridades locais, regionais e nacionais. Isso pode incluir a defesa de questões como o acesso a áreas de estacionamento adequadas e seguras, a disponibilidade de serviços de apoio, e a promoção do turismo em autocaravana como uma forma de turismo sustentável e responsável. Além disso, a MOVACI pode fornecer informações e recursos aos seus membros, incluindo informações sobre regulamentação, boas práticas, direitos e deveres dos autocaravanistas. Também pode organizar eventos e actividades para os membros, criando oportunidades para conhecer outros autocaravanistas e explorar novos destinos. Esta associação foi apresentada ao público no Parque de S. Cristóvão de Selho no último fim de semana de Maio onde esteve presente a vereadora Sofia Ferreira que felicitou o projecto e garantiu apoio do município sempre que fosse possível colaborar. Estiveram presentes cerca de uma centena de autocaravanistas que tiveram oportunidade de conviver, de levar as suas autocaravanas e partilhar experiências. Houve tempo para uma aula de desporto, música, karaoke, petiscos e muito mais. Claro que tudo isto de forma sustentável e consciente. Depois do convívio o lixo foi recolhido e depositado em locais apropriados ao efeito.
Já conhecíamos Hélder Leite pela sua ligação ao associativismo. Está ligado há cerca de 25 anos à Associação Conquistadores Moto Clube de Guimarães onde é presidente do Conselho Fiscal há cerca de 10 anos. A paixão pelas motos nasceu com o gosto pelo turismo e pela natureza, tal como as autocaravanas...
Saiba mais na BIGGERmagazine de junho!