Clínica de Reabilitação de Guimarães tem novo equipamento para tratar doenças com alteração do estado de consciência e alerta e músculo-esqueléticas

images/BIGGER/2023/Maio/78934-9587674.jpg

A Clínica de Reabilitação de Guimarães dispõe de um novo equipamento, o Plano Inclinado – que tem evidência na reabilitação de doenças neurológicas e músculo-esqueléticas.
«Este equipamento é uma mais-valia para os clientes da Clínica de Reabilitação de Guimarães. Com particular destaque no tratamento de algumas doenças. Entre as neurológicas destacam-se as com alteração do estado de consciência e alerta (que podem acontecer em contexto de AVC extensos ou traumatismo crânio-encefálicos graves)», explica o neurologista José Nuno Alves.

Estima-se que 30% dos sobreviventes de AVC, desenvolvam algum grau de dependência, impedindo-os de realizarem as suas atividades básicas de vida diária. A alteração da função motora é das mais comuns após uma lesão cerebral, sendo que as limitações relacionadas com a função motora mais frequentes são: alterações do tônus e da postura, défice de equilíbrio, diminuição da força muscular e descoordenação durante a marcha. São estes os contextos em que se impõem planos de reabilitação personalizada, que podem incluir dinâmicas no Plano Inclinado.

O Plano Inclinado foi especialmente desenvolvido para proporcionar uma alternativa posicional a quem está condicionado, apoiando a pessoa numa posição ereta.
Com três cintos para a estabilidade do paciente, foi concebido para exercícios de reabilitação (ex.: área de neurologia, ortopedia, fisioterapia, doenças reumáticas), auxiliando a colocação do corpo do paciente na posição horizontal ou vertical. É, assim, possível posicionar o paciente, eletricamente, em qualquer ângulo, entre 0 e 85º.
«Esta ferramenta mostrou evidência na recuperação funcional de doentes em estado minimamente consciente ou mesmo vegetativo», acrescenta o neurologista, que realça também o facto de o Plano Inclinado facilitar a realização de exercícios posturais e da coluna vertebral.

Como funciona o Plano Inclinado?
Os planos inclinados são úteis pois são capazes de reduzir a magnitude da força que é necessária para mover um objeto verticalmente. São considerados uma das seis máquinas clássicas simples: alavanca, roda e eixo, roldana, plano inclinado, cunha e parafuso. São dispositivos mecânicos que, de acordo com a segunda Lei de Newton, conferem uma vantagem mecânica. Ou seja, reduzem a força que é necessária para executar uma tarefa.

                                                                                                                                                                                                                                                                       Neurologista José Nuno Alves (Cédula Profissional nº55199)

 

images/BIGGER/2023/Maio/plano-inclinado-mesa-verticalizacao-altura-variavel-portes-gratuitos.jpg

Imprimir Email