Joaquim Salgado é o fundador da Guimabus

images/BIGGER/2023/Maio/Guimabus_3.jpg

Em 1945 nasceu o homem que fundou uma das maiores empresas de transportes da região. Joaquim Alves Salgado é natural de S. Cristóvão de Selho (Guimarães) e começou a trabalhar muito novo como cobrador-bilheteiro em empresas de transportes. Durante praticamente duas décadas foi esta a sua fonte de rendimento, embora tenha ascendido a fiscal e mais tarde foi parar à escala de serviço da central de camionagem para o atendimento ao público. Em 1985 deixou o emprego e em 1990 decidiu juntamente com dois colegas criar uma agência de viagens. Abriram o espaço em Riba D'Ave e nos três anos seguintes foram gerindo o negócio com apenas um autocarro.
"Após esse período comprei a parte deles. Dei sete mil contos (35 mil euros) a cada um", recordou.

De 1993 a 2004, a empresa alargou a sua frota de uma para dezanove viaturas e o número de profissionais passou de três para vinte.

A partir de 2017 houve um período de franco crescimento e a Vale do Ave fez um investimento na compra de mais de 55 veículos novos.
A empresa com mais de três décadas de história, é hoje uma referência no mercado nacional e internacional, tendo transportado mais de 100 milhões de passageiros através de uma frota de cerca de 200 autocarros e minibus. Os Recursos Humanos acompanharam este crescimento e são actualmente quase três centenas de colaboradores. "Estamos em fase de recrutamento para motoristas, o que significa que este número vai aumentar", avançou.

Descubra como Joaquim Salgado criou o império dos transportes na BIGGERmagazine de Maio!


Imprimir Email