BIGGER: Casa da Tojeira - uma viagem sensorial e cultural

images/BIGGER/2023/Abril/P1340717.jpg

A Casa da Tojeira está inserida numa herdade com muitos anos de história. Situada em Cabeceiras de Basto, esta bela mansão combina luxuosas comodidades modernas com o encanto da arquitetura de outrora.
A propriedade remonta ao século XVII. Uma casa senhorial onde se destacam as escadarias duplas e a varanda com claustros que nos fazem viajar até à Idade Moderna na Europa.

A sua localização permite actividades em contacto permanente com a natureza e passeios onde se desfruta de panoramas de repousante beleza.

Nos anos 80 foi requalificada pelo actual proprietário e desde aí tem vindo a ser palco de inúmeras visitas. Foi também nesta altura que usaram os 20 hectares de terreno envolvente para produzir vinhos verdes e espumantes.


Na renovada Casa da Tojeira produz-se o famoso vinho com o mesmo nome. Estes néctares da natureza têm feito enorme sucesso entre os apreciadores e os amantes destas bebidas podem degustá-las com uma simples visita à Casa da Tojeira. Esta propriedade tem várias valências e está apta para receber o seu casamento ou qualquer evento até 100 pessoas. Disponibiliza um enorme salão com todas as condições que precisa e também faz refeições vínicas.

A Casa da Tojeira mais recentemente abriu as suas portas ao enoturismo. Este é um segmento da actividade turística que se baseia nas emoções que o vinho proporciona, e das tradições e culturas desta região de Basto. Mas se não é apreciadora de vinho, não tem problema, pode usufruir desta experiência que será igualmente enriquecedora. O enoturista não precisa de ser consumidor de vinhos, basta simplesmente ser interessado em aprofundar conhecimentos sobre a história, cultura e tradições do local, como pode presenciar as várias etapas da produção de vinho.

Para acrescentar mais conhecimento sobre a história portuguesa ao seu currículo pode marcar uma visita onde vai descobrir um enorme espólio que está exposto nos vários museus espalhados pela casa, nomeadamente, o Museu Cozinha, Museu dos Vinhos, Museu de Armamento e até uma pequena capela.

Se é apreciador de vinhos aconselhamos o pack premium por 35 euros onde vai poder fazer uma degustação mais alargada dos vinhos verdes e espumantes Tojeira acompanhado de produtos regionais, depois de ter passeado pelas vinhas e ter visitado a Casa da Tojeira e os Museus. Se não é consumidor pode optar pelo pack básico a partir de 15 euros que lhe vai permitir fazer a visita guiada pela herdade em que a parte final da degustação tem um número mais reduzido de vinhos. Tudo isto acontece entre uma hora e meia a duas horas.
Ainda no segmento do enoturismo a casa da Tojeira tem várias parcerias locais que lhe permitem alargar as suas actividades por todo o concelho de Cabeceiras de Basto e visitar os monumentos e locais mais icónicos do Município. A pedido dos operadores turísticos também disponibilizam formações e workshops de pintura, olaria, poda, entre outros.

Uma outra forma de explorar a natureza e o que a Casa da Tojeira tem para oferecer é convidar a sua cara metade ou um grupo de amigos para um piquenique. Com vista privilegiada sobre o Vale de Santa Senhorinha e a Serra da Cabreira, dois ex-libris do Minho, a herdade possui grandes potencialidades paisagísticas. Assim, vale a pena desfrutar de uma tarde/manhã bem passada com o pack Piquenique na Vinha.

Uma visita à região dos vinhos verdes é única e imperdível, pois os vinhos verdes têm evoluído imenso e irão surpreender os visitantes. Os vinhos verdes não são apenas jovens e frescos, também existem os complexos e estruturados.

Há um vinho verde para cada momento.
Para cada altura do dia e para cada refeição existe um tipo de vinho verde que se adequa na perfeição e a Casa da Tojeira tem todos os perfis.

 


Imprimir Email