BIGGER: O Futuro da Educação - Como o Ensino à Distância está a alterar o panorama

Um dos factores representativos da evolução é, sem dúvida, a tecnologia, que se tem refletido em múltiplas áreas. Entre estas, o ensino, que assume um papel essencial na sociedade. Já dizia Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.”

Cada vez mais, e particularmente após o surgimento da pandemia Covid-19, vem desaparecendo a ideia de que a aprendizagem em sala de aula é a única modalidade de ensino adequada, a cambio de alternativas como o ensino online. De acordo com a mais recente pesquisa da Babson Survey Research Group, aliás, mais de 30% dos estudantes qualificados nos EUA encontram-se inscritos em, pelo menos, um curso online.

O ensino à distância concede a estudantes de qualquer parte do mundo, independentemente da idade, nacionalidade e condições económicas, a possibilidade de aprenderem a partir de suas casas, convivendo com uma grande diversidade de pessoas.

Continue a ler para perceber porque é que se deve inscrever num curso de ensino à distância.

  1.   Flexibilidade de Ensino

O Ensino à distância permite ao aluno estabelecer o seu próprio horário, estudando nas horas livres e no seu próprio ritmo.

Para isto funcionar, porém, o aluno deve possuir motivação e disciplina, o que começa por criar o seu próprio calendário de aulas. No fundo, é importante criar uma rotina e programar a sua semana consoante as aulas a que pretende assistir. Sem disciplina e uma rotina, e não sendo necessário qualquer presença física em sala de aula, existem fortes possibilidades de o aluno vir a desistir.

Para criar uma rotina, deve-se estabelecer um plano semanal no qual se determine quando e quanto tempo o aluno dedicará ao curso em questão, procurando cumpri-lo com algum rigor. Caso necessite de algum apoio, existem programas que podem ajudá-lo a cumprir as suas metas de estudo diárias/semanais, como o Calendário Google ou o Microsoft To Do, também podendo recorrer a um destes softwares de agenda online gratuitos, ou a estes aplicativos de agendamento de estudo.

As plataformas desta modalidade de ensino disponibilizam também os materiais necessários (como vídeos, gravações e documentos de leitura) para consulta do aluno, tendo este a possibilidade de estudar e rever o conteúdo sempre que quiser, sem pressão, adotando-se um sistema de aprendizagem personalizável ao tempo, ritmo e conhecimentos do aluno em causa.

  1.   Acessibilidade

O ensino online permite ao aluno aceder a cursos de qualquer parte do mundo, e concede oportunidades a pessoas que, de outro modo, nunca conseguiriam frequentá-los, por questões de tempo ou financeiras, por residirem em áreas remotas, etc. Instituições como a Universidade do Minho e a Escola de Condução Azurém do Grupo Faciforma, por exemplo, têm aberto as suas portas a esta nova modalidade de ensino.

Do mesmo modo, existe uma grande diversidade de escolhas e de materiais (a baixo-custo), dando ao aluno a possibilidade de aprimorar o seu currículo para efeitos de procura de emprego. Identicamente, dá às pessoas a possibilidade de mudar de área profissional e adquirir novas competências.

  1.   Soluções Económicas

Contrariamente aos cursos presenciais, o ensino à distância costuma ser mais acessível em termos de preço, para além da variedade de cursos existentes. Semelhantemente, nesta modalidade de ensino, é possível poupar dinheiro com deslocações e alimentação, e os materiais de ensino são muitas vezes disponibilizados na internet.

  1.   Aquisição de competências tecnológicas

Para além da área em que se propõe aprender, o ensino à distância permite-lhe explorar a tecnologia, adquirindo novos conhecimentos nesta área em constante expansão.

Pode ainda esconder a sua identidade online, poderá recorrer a um VPN, isto é, uma rede privada virtual que esconde o endereço IP do seu computador, como esta lista de VPNs gratuitos e efetivamente seguros, garantindo a sua privacidade enquanto aprende.

Quem lida com tecnologias, no entanto, deverá ter algum cuidado no seu manuseamento, no sentido de não permitir a entrada de vírus e malwares nos seus equipamentos. Tal resolve-se facilmente, no entanto, através da instalação de um programa antivírus.

Conclusão

O ensino à distância apresenta várias potencialidades para quem quiser, a seu ritmo, adquirir novas competências. Para além de disponibilizar materiais de estudo, e permitir ao aluno inscrever-se em cursos de qualquer parte do mundo, possibilita também uma aprendizagem personalizável e planeada pelo próprio aluno, respeitando a sua disponibilidade de tempo. Identicamente, é muito mais acessível em termos de preço.

Por outro lado, o ensino à distância, para além de exigir que o aluno possua um computador com internet, obriga ainda a alguma disciplina por parte deste, bem como, a algum conhecimento (mínimo) tecnológico.

Já participou nalgum curso online? Conte-nos a sua experiência!

 

Imprimir Email