Ana Cotter é a vereadora do Urbanismo

Ana Maria Prego de Faria Berkeley Cotter é desde Setembro do ano transato a nova vereadora do Urbanismo (Planeamento e Gestão Urbanística) e Centro Histórico do município de Guimarães. O nome revela haver ascendência estrangeira e confirma-se, embora a sua ascendência vimaranense tenha já vários séculos. 

Decidiu licenciar-se em Arquitectura por ser uma área de interesse. Explicou que a organização do espaço é um assunto de elevada importância. Na faculdade aprendeu a coordenar projectos e equipas, a estar apta para liderar, para projectar a cidade e para entender inúmeros factores que interferem em cada decisão tomada e consequentemente vão interferir na vida de todos nós.

Formou-se em Évora onde habitualmente passava as férias de Verão. E dividiu o curso entre Milão e Barcelona. Iniciou a sua carreira na Suíça e só a Capital Europeia da Cultura em 2012 a fez regressar.

Em criança era bastante tímida, mas isso não a impediu de, na companhia dos primos, aventurar-se em grandes peripécias. Entretanto conseguiu equilibrar a timidez e até demonstra algum à vontade no contacto pessoal. Se este rosto lhe parece familiar, tem toda a razão, pois Ana Cotter foi protagonista da BIGGERmagazine em 2019 devido a um projecto sustentável que consistia na criação de bolsas ecofriendly, denominadas, Llayers. Para quem já não se lembra, trata-se de uma bolsa de senhora à qual se vão adaptando camadas exteriores, que alteram por completo o aspecto geral, e isso permite adaptar a mesma mala a vários looks, o que as torna amigas do ambiente, uma vez que possibilita que cada mulher tenha apenas uma bolsa em vez de 10. Talentos não lhe faltam e para acrescentar também é boa no xadrez.

Aos 35 anos pode gabar-se de ter uma experiência vasta em vários domínios, o que com certeza lhe possibilitará uma maior apetência para as funções que agora desempenha na Câmara Municipal de Guimarães. O pelouro urbano assenta-lhe bem e admite que a experiência está a ser desafiante.

Conheça mais sobre a vereadora na BIGGERmagazine de Fevereiro!

 

Imprimir Email