VÍDEO: Pedro Arezes é o único português que integra o painel de revisores da NASA
Pedro Arezes é barcelense, mas já viveu mais tempo em Guimarães do que na sua cidade natal. Há 30 anos radicou-se no Berço e já se sente um filho da terra.
Foi pai da Maria Miguel há nove meses e a mãe desta é vimaranense, portanto com duas vimaranenses em casa a educação será certamente com as raízes bem vincadas onde nasceu Portugal. Apesar de não ter ligações familiares cá, uma vez que a família continua em Barcelos, confessa adorar Guimarães e, sobretudo, passear pelo Centro Histórico.
Tem 48 anos e é doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UMinho. Desde 2019 é presidente da EEUM, onde é professor catedrático de Ergonomia e Factores Humanos. Desenvolveu trabalhos de pós-doutoramento na TU Delft (Holanda), MIT e Universidade de Harvard (EUA). Desde 2016 é também director do Programa MIT-Portugal. Há mais de 15 anos que lidera o grupo de investigação em Ergonomia e Factores Humanos no Centro Algoritmi, onde coordenou e colaborou em mais de 50 projectos de I&D; é autor de mais de 130 artigos em revistas científicas internacionais indexadas, tendo sido premiado ao longo da sua carreira em vários países, como Portugal, EUA, Espanha, Brasil e Turquia.
O também Presidente da Escola de Engenharia é o único português entre os 60 cientistas de todo o mundo que integram o painel de revisores da NASA para propostas de investigação sobre as missões humanas no espaço.
Na BIGGERmagazine de Agosto!